Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1009
Autor(es): Bräunig, Carin Rosane
Título: O estudo da recepção de notícias sobre a inauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, na editoria geral, no Jornal Gazeta do Sul.
Data do documento: 2006
Resumo: O trabalho de pesquisa se apresenta como uma singela tentativa de amadurecer, ou apenas relatar o processo de comunicação desde a captura das notícias até a recepção das reportagens pelos leitores. Fez-se um estudo bibliográfico para melhor compreender as fases que compõem o ato de redigir uma notícia, bem como, quais os fatores que influenciam a sua percepção, como a intertextualidade que compõe a carga cultural que o leitor traz consigo, toda vez que interpreta uma informação. De forma despretensiosa, foi lançado como contraponto à técnica jornalística, a prática editorial e a opinião do leitor ao analisar as reportagens. Os obstáculos que a notícia percorre, suas adaptações, são frutos da realidade que se apresenta diariamente; por exemplo, o jogo de interesses dentro do veículo de comunicação, as deficiências, o controle exercido sobre o quê e como publicar. A recepção será analisada em conjunto com a visão de organização econômica que o jornal Gazeta do Sul possui. As diferenças e semelhanças entre o que foi escrito e o que foi assimilado foram destacadas, porém respeitando-se, não só neste momento, mas em toda extensão desta pesquisa, a máxima de que "não existem verdades absolutas".
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Jornalismo
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Jornalismo
Comunicação
Jornais - Seções, colunas, etc.
Gazeta do Sul (Jornal)
Orientador(es): Etges, Hélio Afonso
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carin Rosane Braunig.pdf11.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons