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dc.contributor.authorKnod, Luana Cristina-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento no ciberespaço : como o PontoFrio.com se relaciona com seu consumidor no site de redes sociais Facebook.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKegler, Bruno-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.otherMarketing de redept_BR
dc.subject.otherFacebook (Rede social online)pt_BR
dc.subject.otherCiberespaçopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1022-
dc.date.accessioned2016-03-18T11:07:13Z-
dc.date.available2016-03-18T11:07:13Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal a busca pela compreensão das estratégias do e-commerce do Pontofrio.com no site de rede social Facebook. A problemática se inscreve em compreender como a empresa concebe e executa as estratégias de comunicação no Facebook, identificando e analisando as estratégias adotadas pela empresa na busca pela aproximação e relacionamento com seus consumidores. Para a consecução dos objetivos, a metodologia foi composta por um conjunto de métodos e técnicas de coleta e análise dos dados, que contempla pesquisa bibliográfica, entrevista em profundidade e análise de conteúdo. No decorrer da pesquisa também foi realizada uma entrevista em profundidade com o coordenador de marketing da empresa - esta serviu para confirmar os resultados obtidos através da análise de conteúdo. Foram analisadas 47 postagens da página, publicadas de 20 a 30 de setembro, e foi possível identificar o caráter estratégico da comunicação online no site www.pontofrio.com, via sites de redes sociais, sobretudo o Facebook. As estratégias de comunicação neste espaço são marcadas pela utilização de linguagem coloquial, pela construção de um personagem e também pela interação com os contatos, visando a construção de relacionamentos com os consumidores, mas também a divulgação do personagem e a venda de produtos. A monografia está estruturada em quatro capítulos: no primeiro, estudamos os conceitos centrais de ciberespaço, redes sociais e sites de redes sociais, os quais nos referenciamos em Pierre Lévy (2000), e André Lemos (2004) e Raquel Recuero (2010); no segundo, abordamos o conceito de marketing e suas vertentes: marketing de relacionamento e marketing interativo, tendo como referências Philip Kotler (2006) Philip Kotler, Hermawan Kartrajaya e Iwan Setiawan (2010), e Martha Gabriel (2010); no terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada para a concretização do presente estudo; por fim, no quarto capítulo, apresentamos a história do Ponto Frio, e do seu e-commerce, além da análise da presente pesquisa. Palavras chave: ciberespaço, comunicação, Ponto Frio, marketing de relacionamento, redes sociais virtuais.pt_BR
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