Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1030
Autor(es): Oliveira, Vanessa Costa de
Título: As vozes e a construção de sentidos : uma análise do discurso dos jornais Zero Hora e Diário de Santa Maria na cobertura do incêndio na Boate Kiss.
Data do documento: 2013
Resumo: Esta monografia teve como objeto de estudo seis textos das edições do dia 28 de janeiro de 2013 dos jornais Zero Hora e Diário de Santa Maria, um dia depois do incêndio na Boate Kiss. Buscou identificar as vozes existentes nesses textos, bem como o sentido explícito e implícito deles. E, com isso, compreender o discurso dos jornais na cobertura do primeiro dia do que se convencionou chamar tragédia. Para que fosse possível essa análise, foram trabalhados os conceitos de jornalismo, e também os métodos utilizados na produção de notícias. Observou-se ainda a teoria sobre linguagem jornalística e tragédia. Os jornais analisados pertencem ao Grupo RBS, mas têm características distintas. ZH prioriza a imagem do gaúcho, já o DSM valoriza o local, o santa-mariense. Por meio da análise de discurso francesa foi possível identificar que o jornal de Santa Maria fez uma cobertura polifônica, diferente de ZH, que teve um discurso falsamente plural. Eles apresentaram algumas semelhanças no sentido expresso nos textos, mas do ponto de vista da AD, o DSM levou mais informação ao leitor, enquanto ZH foi um pouco mais objetiva, pois manteve um distanciamento maior do acontecimento.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Jornalismo
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Boate Kiss - Santa Maria (RS)
Gazeta do Sul (Jornal)
Diário de Santa Maria (Jornal)
Imprensa
Jornalismo
Análise do discurso
Incêndios
Orientador(es): Etges, Hélio Afonso
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Costa de Oliveira.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons