Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1033
Autor(es): Carlin, Cássio Angelo
Título: Ferramenta de auxílio à crianças com dislexia para dispositivos móveis.
Data do documento: 2015
Resumo: Durante muitos anos as crianças que não conseguiam acompanhar o desempenho escolar de seus colegas sofreram com o preconceito e a rejeição, sendo tachadas de analfabetas, preguiçosas e desatentas. Hoje, devido a diversos estudos, sabe-se que grande parte dessas crianças sofria de algum transtorno de aprendizagem. O mais incidente deles é a dislexia, um distúrbio que prejudica principalmente a habilidade de leitura e escrita dos sujeitos e, que de acordo com pesquisas mais recentes, atinge cerca de 17% da população mundial. Com o avanço da tecnologia pode-se verificar o que acontece, realmente, no cérebro de uma criança disléxica e, a partir dessa informação, buscar estratégias para execução de um tratamento correto dos sujeitos. Alguns trabalhos desenvolvidos com grupos de crianças disléxicas trouxeram resultados satisfatórios e comprovados depois da execução de um programa de remediação fonológica, composto por diversas estratégias de aprendizagem. As regiões do cérebro responsáveis pela identificação dos fonemas e grafemas que eram pouco ativadas em quem possuía o distúrbio começaram a, gradativamente, aumentar sua atividade. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma ferramenta de apoio para crianças disléxicas, empregando técnicas de aprendizagem de um programa de remediação fonológica fora do ambiente escolar. A ferramenta será disponibilizada para o sistema operacional Android, que é a plataforma mobile mais utilizada no mundo e com uma versão na língua portuguesa. Além disso, deve ser uma ferramenta que desperte o interesse da criança, para que ela possa realmente gostar de exercitar a linguagem. Utilizando o aplicativo dentro de sua própria casa o sujeito fica longe da pressão dos outros colegas, podendo assim realizar as tarefas no tempo que julgar necessário, repeti-las quantas vezes desejar e escolher os melhores horários para realizar os exercícios com atenção. Foram estudados alguns aplicativos semelhantes existentes no mercado, mas não foram encontrados trabalhos na literatura que comprovem a eficácia, dos mesmos, no tratamento da dislexia. A ferramenta desenvolvida possui como base uma dissertação de mestrado na qual foi executado um programa de remediação fonológica em um grupo de crianças que, comprovadamente, resultou em uma melhora significativa das habilidades de leitura e escrita dos sujeitos disléxicos. Utilizando as técnicas desenvolvidas nesta tese, o aplicativo objetiva alcançar resultados satisfatórios, pois associa a tecnologia da informação ao programa de remediação fonológica para desenvolver uma ferramenta mais atrativa e interativa para esse público.
Resumo em outro idioma: For many years the children who cannot keep up with the academic performance of his colleagues suffered from preconception and rejection, being branded as illiterate, lazy and careless. Today, due to various studies, it is known that most of these children suffered from a learning disorder. The most incident of them is the dyslexia, a disorder that primarily impairs reading ability and writing of the subjects, and that according to latest research, reaches about 17% of world population. With the advancement of technology can be seen what happens, really, in the brain of a dyslexic child and, from that information, seek strategies for execution a correct treatment of the subjects. Some works done with groups of dyslexic children brought satisfactory and proven results after execution of a remediation program, composed of various learning strategies. The brain regions responsible for identifying phonemes and graphemes that were slightly activated on whom had the disorder begun to gradually increase your activity. The objective of this research is to develop a support tool for dyslexic children, using learning techniques of a remediation program outside the school environment. The tool will be available for the Android operational system, which is the most widely used mobile platform in the world and with a version in Portuguese. Besides that, it should be a tool to arouse the interest of the child, so she can really enjoy to exercising the language. Using the application within your own home the subject is away from the pressure of other colleagues, thus being able to perform the tasks in the time it deems necessary, repeat them as often as desired and choose the best times to perform the exercises carefully. Were studied some similar existing applications on the market, but there are found no studies in the literature that prove the effectiveness thereof, in the treatment of dyslexia. The developed tool has based on a master's thesis in which it was executed one phonological remediation program in a group of children who demonstrably resulted in a significant improvement in reading and writing abilities of dyslexic subjects. Using the techniques developed in this thesis, the application aims to achieve satisfactory results as it combines information technology with the phonological remediation program to develop a more attractive and interactive tool for this public.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Android (Programa de computador)
Computação móvel
Dislexia
Software de aplicação
Orientador(es): Molz, Rolf Fredi
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cássio Angelo Carlin.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons