Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1037
Autor(es): Reis, Kleiton Marques dos
Título: Usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem.
Data do documento: 2016
Resumo: A modalidade de Educação a Distância vem expandindo ao longo dos últimos anos e junto com ela a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como apoio ao compartilhamento do conhecimento e aprendizagem por meio de estratégias de ensino. Como os AVAs promovem recursos de interação com usuários, é imprescindível que possuam aspectos de usabilidade de interface e de utilização. Este trabalho objetiva realizar melhorias de usabilidade em um AVA desenvolvido por um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UNISC. Para isso, os seguintes procedimentos foram realizados: preparação de plano de teste de usabilidade; aplicação de teste com usuários, a fim de detectar problemas de usabilidade do AVA; proposta de melhorias; reaplicação do teste de usabilidade do AVA com as melhorias implementadas; análise dos resultados. Após as melhorias realizadas no AVA e análise da reaplicação do teste de usabilidade, foi possível verificar necessidade de identificar os problemas de usabilidade durante o desenvolvimento de AVAs, pois eles podem auxiliar, os desenvolvedores, projetistas e as equipes de produção de material didático a suprir as necessidades do público-alvo.
Resumo em outro idioma: Distance Education modality has been growing in the pass few years and combined with it the utilization of Virtual Learning Environments (VLE) as a support to share knowledge e learning through teaching strategies. Because the VLEs are able to provide iteration with its users, it is undeniable that these systems must have usability features on their interface. These project has its goal improve usability features in a VLE developed by a research group from the IT department at UNISC. To this, the follow steps were done: design a usability test plan; evaluate the VLE by testing it on users, in order to find out about usability issues on it; propose improvements; reevaluate the VLE by testing it on users after the improvements had been applied; analysis of its results. After all the improvements were done and analyzed a reevaluation, it is possible to see the needs to identify a usability issues during a designing of a VLE because they may be very helpful to its developers, designers and teams production of teaching materials to meet the audience’s needs.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Ensino a distância
Ambientes virtuais compartilhados
Internet na educação
Orientador(es): Frozza, Rejane
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kleiton Marques dos Reis.pdf4.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons