Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1057
Autor(es): Klein, Jane Jordan
Título: O perfil da mulher leitora no Brasil : um estudo de revistas femininas.
Data do documento: 2009
Resumo: O presente trabalho investiga como três revistas femininas de circulação nacional – Claudia, Marie Clarie e Nova – configuram um perfil de mulher leitora. No primeiro capítulo, encontra-se uma revisão de literatura, na qual são discutidos conceitos básicos em torno dos sentidos da leitura, além de uma discussão sobre aspectos relativos à história da leitura e sobre a formação das mulheres como público-leitor. Na sequência, estuda-se a revista, desde o seu surgimento até a atualidade e a revista como suporte à escritura. Para a construção desse capítulo, foram utilizadoscomo bases teóricas, principalmente, estudos de Roger Chartier (2001 e 2002), Graça Paulino et al. (2001), Nestor García Canclini (1997), Michel de Certeau (2008). O segundo capítulo descreve o percurso metodológico com relação à seleção do corpus de pesquisa e a indicação da estrutura a ser seguida na análise. O terceiro capítulo traz as análises e as principais discussões que se estabelecem a partir delas. E, por último, as considerações finais apontam as principais conclusões e propõem questões sobre continuidade do trabalho. Depois de traçados os perfis, pode-se concluir que as revistas femininas são lugares em que o sucesso impera e os insucessos são velados. Elas promovem modos prédeterminados de ser mulher, de maneira que o leitor deve seguir seus conselhos para estar adequada à sociedade. Cada uma, a seu modo, “chique é ser inteligente”, “independente sem deixar de ser mulher” ou, ainda, a “revista feminina mais vendida no mundo”, constrói seus textos a partir das mulheres do mundo real, mas dita em suas páginas modos idealizados de ser mulher.
Resumo em outro idioma: This work investigates how three female magazines of national circulation – Claudia, Marie Claire and Nova configure the profile of a reader woman. In the first chapter, it is showed a literature review in which are discussed some basic concepts about the senses of reading, beside a discussion about aspects related to the reading history and about the formation of women as a reading-public. Next, it is studied the magazine, since its beginning until nowadays and the magazine as a support to the writing. To construct this chapter, it was mainly used, as theoretic basis, studies from Roger Chartier (2001 and 2002), Graça Paulino [et. al] (2001), Nestor Garcia Canclini (1997), Michel de Certeau (2008). The second chapter describes the methodological way related to the selection of the research corpus and the indication of the structure to be followed in the analysis. The third chapter brings the analysis and the main discussions about them. Finally, the last considerations show the main conclusions and propose some questions about the extension of the work. After the profiles are done, it can be concluded that the female magazines are places in which the success is the emperor and the things that are not a success are hidden. They promote pre-determinate ways of being a woman, in a way that the reader has to follow its advices to be adapted to society. Each one in its way, “chick is being intelligent”, “independent without being woman” or even the “the female magazine most sold in the world”, build their texts through the real women but they say in their pages some ideal ways of being a woman.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Periódicos para mulheres
Mulheres - Livros e leitura
Interesses na leitura
Leitura
Orientador(es): Ramos, Flávia Brocchetto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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