Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1068
Autor(es): Hansen, Graziela
Título: A contribuição da comunicação de marketing na relação entre os alunos e a instituição de ensino : o caso dos cursos técnicos do Instituto de Educação Ivoti.
Data do documento: 2016
Resumo: Atualmente vivencia-se uma expansão dos Cursos Técnicos no Brasil. A oferta por vagas no setor privado apresenta igual crescimento, fazendo surgir uma disputa de mercado entre as instituições de ensino que os oferecem. Desta forma, se destacam aquelas instituições que apresentam adequadas estratégias de comunicação de marketing e um bom relacionamento com seus alunos e públicos. Assim, a presente dissertação busca analisar a contribuição da comunicação de marketing na relação entre os alunos dos cursos técnicos e o Instituto de Educação Ivoti (IEI). Além disso, este estudo buscou identificar as estratégicas de comunicação de marketing utilizadas nos cursos técnicos da instituição, analisar a percepção dos gestores em relação as estratégias de comunicação de marketing do IEI e analisar a percepção dos alunos em relação as estratégias de comunicação de marketing do Instituto de Educação Ivoti. Além disso, a pesquisa visou verificar quais os fatores de decisão dos alunos na escolha da instituição para realizar curso técnico. Para isso, o estudo teve início com um referencial teórico onde foram apontados autores que retrataram os temas Marketing, Estratégias de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, O Composto de Comunicação e, em destaque, a Comunicação em Serviços Educacionais. Na sequência, através de um estudo de caso, buscou-se conhecer melhor a comunicação de marketing que ocorre na instituição e os cursos técnicos através de entrevistas em profundidade e observação participante. Os conhecimentos construídos nestas fases possibilitaram a elaboração e validação de um questionário que foi aplicado aos alunos matriculados nos Cursos Técnicos em Comunicação Visual e Informática da instituição estudada. Assim, a pesquisa apresentou como resultados o perfil do aluno de curso técnico, a necessidade de adequação dos meios de comunicação e das mídias ao perfil dos alunos, além de evidenciar que diversos canais de contato não são conhecidos e/ou utilizados pelos alunos. Os resultados obtidos com essa pesquisa permitem que outras instituições de ensino possam adequar suas estratégias de comunicação de marketing para que tenham sucesso na relação e retorno dos públicos.
Resumo em outro idioma: Currently, Brazil is experiencing expansion of Technical Courses. The enrollment’s offer in the private sector presents unique growth, giving rise to a market dispute between educational institutions that offer them. Thus, it highlights those institutions that have adequate marketing communication strategies and a good relationship with their students and audiences. This way, this thesis analyze the contribution of marketing communication in the relationship between students of technical courses and Ivoti Education Institute (IEI). In addition, this study sought to identify strategic marketing communication used in technical courses of this institution, analyze the perception of managers regarding the marketing communication strategies and analyze the students perception regarding the marketing communication strategies of Ivoti Education Institute. In addition, the research aimed to check which students deciding factors in the choice of the institution to carry out technical course. For this, the study began with a theoretical framework where they were named authors who depicted the subjects Marketing, Marketing Strategies, Integrated Marketing Communication, The Communication Composite and, highlighted, the Communication in Educational Services. Following through a case study, we sought to better know the marketing communication that takes place in the institution and the technical courses through in-depth interviews and participant observation. The knowledge built these stages enabled the development and validation of a questionnaire that was applied to students enrolled in both courses: Graphic Design Technical Course and Computing Technical Course. Finally, the research presented as results the technical student’s profile, the need to adapt the media profile of the students, in addition to evidence that various contact channels are not known and/or used by the students. The results obtained from this research allow other educational institutions can adapt their marketing communication strategies to succeed in the relationship and return to their public.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Instituto de Educação Ivoti
Comunicação em Marketing
Ensino profissional
Ensino técnico
Orientador(es): Santos, Mirela Jeffman dos
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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