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dc.contributor.authorPoeckel, Caroline Franco-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRecursos estratégicos e competências essenciais : um estudo de caso sobre a Vinícola Casa Valduga.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAlievi, Rejane Maria-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe national wine industry, centered in Rio Grande do Sul, historically taken the lead in producing and attendance the demand of the Brazilian market, from the 70s this scenario is present the winery Casa Valduga, founded by Italian immigrants in 1875, starting a legacy of one of the most renowned names of Brazilian winemaking. In this context, the present study was conducted with the main objective to identify and analyze the strategic resources and existing skills in organization of the winery environment Casa Valduga in the municipality of South Crossroads. The methodology used was a case of qualitative study and exploratory, with data collection through interviews with two managers of the company. Data analysis was based on content analysis. The results have identified the most significant strategic resources of the winery Casa Valduga, as well as their individual and managerial skills required for the company to reach its core competence which places it as one of the leading wineries in the domestic production of fine wines. The main resources identified were: wine making process with innovation and quality; vines in position and privileged geographical area; variety of grape varieties; the packaging / product design.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherVinícola Casa Valdugapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherAdministração da produçãopt_BR
dc.subject.otherVinícolaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1069-
dc.date.accessioned2016-05-16T15:31:30Z-
dc.date.available2016-05-16T15:31:30Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA vitivinicultura nacional, centrada no Rio Grande do Sul, assumiu historicamente a liderança na produção e atendimento da demanda do mercado interno brasileiro, a partir da década de 70. Nesse cenário está presente a vinícola da Casa Valduga, fundada por imigrante italiano em 1875, dando início a um legado de um dos mais renomados nomes da vinicultura brasileira. É nesse contexto que o presente estudo foi realizado, tendo como objetivo principal identificar e analisar os recursos estratégicos e as competências existentes no ambiente organizacional da vinícola Casa Valduga no município de Encruzilhada do Sul. A metodologia empregada foi um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, com coleta de dados mediante entrevistas com dois gestores da empresa. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram identificar os recursos estratégicos mais expressivos da vinícola Casa Valduga, bem como suas competências individuais e gerenciais requeridas para que a empresa atinja sua competência essencial que a coloca como uma das vinícolas de destaque na produção nacional de vinhos finos. Os principais recursos identificados foram: processo de fabricação do vinho com inovação e qualidade; parreiras em posição e área geográfica privilegiada; variedade de castas de uvas; design da embalagem/produto.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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