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dc.contributor.authorWachholz, Adriana-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGestão de competências gerenciais : um estudo sobre o setor metalmecânico de Venâncio Aires - RS.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAlievi, Rejane Maria-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe search for effective performance in organizations through management to reach your goals have provoked discussions about the skills of managers, who can be influenced by attributes such as knowledge, skill and attitude that has; by staff of features to which it belongs and organizational characteristics, such as: culture, norms, structure, among others, that can act as facilitators and stimulating performance. Given these considerations, this study aims to identify the skills of managers of the largest companies in the metal-mechanic industry Venancio Aires city, from management model proposed by Quinn et al. (2012). The methodology used was a multiple case study of exploratory and descriptive, with a qualitative and quantitative approach, developed in three companies of the consolidated metal-mechanic sector, operating in the city of Venancio Aires-RS. The sample consisted of 16 managers of the three companies. Data collection was performed using a questionnaire, answered by the managers of the selected companies. Our results show that in the E01 and E02 business, had highlighted as the model of rational goals, due to the appreciation of the skills: develop and communicate a vision, set goals and objectives and designing and motivate yourself and others. In the perception of the E03 business managers, the skills that contributed to the management model of human relationships are more valued, were managing teams and understand yourself and others. The management model practiced least in the perception of the three companies interviewed managers is the model of internal processes.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherEficiência organizacionalpt_BR
dc.subject.otherAdministradores de empresa - Venâncio Aires (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1070-
dc.date.accessioned2016-05-17T11:14:01Z-
dc.date.available2016-05-17T11:14:01Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA busca pelo desempenho eficiente das organizações por meio de uma gestão que atinja seus objetivos têm provocado discussões a respeito das competências dos gestores, que podem ser influenciadas por atributos, tais como conhecimento, habilidade e atitude que possua; por características da equipe a qual ele pertence e de características da organização, como: cultura, normas, estrutura, entre outros, que podem atuar como facilitadoras e estimuladoras do desempenho. Feitas essas considerações, este estudo tem como principal objetivo identificar as competências dos gestores das maiores empresas do setor metalmecânico do município de Venâncio Aires - Rio Grande do Sul, a partir do Modelo de Gestão proposto por Quinn et al. (2012). A metodologia utilizada foi um estudo de caso múltiplo, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido em três empresas do setor metalmecânico consolidadas, que atuam no Município de Venâncio Aires-RS. A amostra foi composta por 16 gestores das três empresas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, respondido pelos gestores das empresas selecionadas. Os resultados encontrados evidenciam que nas empresas E01 e E02, tiveram como destaque o modelo das metas racionais, devido a valorização das competências: desenvolver e comunicar uma visão, estabelecer metas e objetivos e projetar e motivar a si e aos outros. Já na percepção dos gestores da empresa E03, as competências que contribuíram para o modelo de gestão das relações humanas serem mais valorizadas, foram: gerenciar equipes e entender a si e aos outros. O modelo de gestão menos praticado na percepção dos gestores das três empresas pesquisadas é o modelo de processos internos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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