Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1071
Autor(es): Goettert, Flávio Lucas
Título: Estratégias de diversificação : um estudo sobre uma empresa de tabaco do Vale do Rio Pardo - RS.
Data do documento: 2015
Resumo: O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e o primeiro em exportação de tabaco em folha, no entanto, o mercado de tabaco ao longo dos últimos anos vem passando por uma queda no consumo, em razão das campanhas antitabagistas. Na busca por novas alternativas sustentáveis de negócios, empresas beneficiadoras de tabaco estão estudando formas alternativas de diversificação para o negócio. Buscando, justamente estratégias de diversificação nos negócios de uma empresa beneficiadora de tabaco, que o presente estudo objetiva analisar estratégias de diversificação para a Empresa Alliance One Brasil, que atua com beneficiamento do tabaco no estado do Rio Grande do Sul. A metodologia empregada é um estudo de caso, enfatizando a pesquisa sobre novos negócios para melhoria dos resultados da empresa em análise. Desse modo, utilizou-se essencialmente para o estudo de caso uma abordagem exploratória qualitativa para identificar e qualificar potenciais projetos, para posteriormente serem analisados comparativamente sob uma avaliação econômico-financeira e também por uma análise estratégica com base na Visão Baseada em Recursos. Os principais resultados obtidos com o estudo proporcionaram a seleção e aprovação econômico-financeira de três projetos de diversificação, além de uma análise comparativa estratégica que proporcionarão aos executivos/gestores da empresa, informações que subsidiarão na tomada de decisão para diversificação dos negócios na organização.
Resumo em outro idioma: Brazil is the world's second largest tobacco producer and the first to export tobacco leaf, however, the tobacco market over the past few years has experienced a drop in consumption, due to anti-smoking campaigns. In the search for new sustainable business alternatives, tobacco processing companies are studying alternative ways of diversification for the business. Seeking precisely diversified business strategies for a tobacco company, the study aims to analyze diversification strategies for the company Alliance One Brazil. The methodology used is a case study, emphasizing research on new business to improve business results under review. Thus, it was used primarily for case study a qualitative exploratory approach to identify and qualify potential projects, later to be comparatively analyzed under an economic and financial evaluation also by a strategic analysis based on the Resource Based View. The main results of the study provided the selection and economic and financial approval of three diversification projects, as well as a strategic comparative analysis that will provide executives/managers of the company, information that will subsidize the decision making for business diversification in the organization
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Fumo - Indústria - Pardo, Rio, Vale (RS)
Diversificação na indústria
Empresas - Finanças
Orientador(es): Oliveira, Marco Antonio Fernandes de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavio Lucas Goettert.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons