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dc.contributor.authorCloss, Isla Raíssa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação física na educação infantil : possíveis diferenças no perfil motor de crianças atendidas por profissional de educação física e profissional generalista.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBurgos, Miria Suzana-
dc.contributor.advisorReuter, Cézane Priscila-
dc.degree.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractObjective: Verify possible differences in motor profile between children attending classes conducted by a physical education teacher and children attending classes conducted by a 20 general professional graduated in any pedagogy area. Method: This is a comparative study with 80 children from both genders aged three to five from four schools, being two private (with physical education teacher) and two municipal (with pedagogy professional) schools. All students were resident from Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. To evaluate possible differences in motor profile of subjects involved three motor tests proposed by Gallahue e Ozmun were performed (Basic motor skills tests: jump, hurl and balance) and one conceptual (Body parts identification test) adapted from Aguiar and Duarte. Results and closing remarks: In the present study we found there are no significant differences within variables and groups studied. We conclude have small differences in motor profiles of children who have the presence of physical education teacher in early childhood education.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação físicapt_BR
dc.subject.otherCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1078-
dc.date.accessioned2016-05-23T13:45:58Z-
dc.date.available2016-05-23T13:45:58Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: verificar as possíveis diferenças no perfil motor entre crianças que possuem aulas de Educação Física ministradas por um profissional de Educação Física e crianças que possuem aulas de Educação Física atribuídas à um profissional generalista, com formação em pedagogia. Método: estudo comparativo entre 80 crianças, de ambos os sexos, com idades entre os três e cinco anos, estudantes de quatro escolas, sendo duas particulares (com profissional de Educação Física) e duas municipais (com profissional de Pedagogia), todos residentes no município de Santa Cruz do Sul - RS. Para avaliar as possíveis diferenças no perfil motor dos sujeitos envolvidos, foram aplicados três testes motores propostos por Gallahue e Ozmun (Testes de habilidades motoras básicas: saltar, arremessar e equilíbrio) e um conceitual (Teste de identificação das partes do corpo) adaptado de Aguiar e Duarte. Resultados e considerações finais: Constatou-se, no presente estudo, que não há diferenças significativas entre as variáveis e grupos analisados, concluindo-se haver pequenas diferenças nos perfis motores de crianças que dispõe da presença do profissional de Educação Física na Educação Infantil.pt_BR
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