Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1085
Autor(es): Santos, Jéssica dos
Título: Brincadeiras e atividades preferidas no recreio escolar : um estudo na zona rural e urbana nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Sobradinho - RS.
Data do documento: 2015
Resumo: Objetivo: verificar quais são as atividades e brincadeiras preferidas durante o período do recreio escolar livre por escolares da zona urbana e rural do município de Sobradinho - RS. Método: o estudo, de caráter descritivo-exploratório, teve como sujeitos 292 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 6 a 12 anos, sendo 197 da zona urbana e 95 da zona rural, que responderam o questionário adaptado de Burgos como instrumento de avaliação. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS 22.0. Resultados: verifica-se que os alunos, tanto da zona rural, quanto da urbana, gostam do recreio escolar, tendo preferência pelas brincadeiras, sendo essas junto dos seus amigos, tendo como local de preferência a quadra, usando na sua maioria matérias esportivos em suas atividades. Entre as atividades preferidas destacam-se os jogos de futebol e as brincadeiras de pega-pega. Em todas as escolas há professores cuidando o recreio escolar. Conclusão: as atividades preferidas por escolares da zona rural e urbana são semelhantes, tendo os alunos preferência por atividades ativas. Destacou- se que os alunos da zona rural têm como brinquedos favoritos os aparelhos eletrônicos (notebook, computador e tablet), já na zona urbana o brinquedo mais citado pelos alunos foi o boneco (a), mostrando que a tecnologia também se faz presente na zona rural.
Resumo em outro idioma: Objective: To determine which are the preferred activities and games during the period of free school playground by students from urban and rural area of the municipality of Sobradinho - RS. Method: the study of descriptive exploratory character, was to subject 292 schoolchildren of both sexes, aged 6-12 years, and 197 in urban areas and 95 from rural areas, who answered the questionnaire adapted from Burgos as a tool evaluation. The statistical analysis was performed using SPSS 22.0 program. Results: It was found that students from both the countryside as urban, like the school playground, with preference for jokes, and these among their friends, with the preferred location to court, using mostly sporting matters in their activities. Among the favorite activities stand out football games and catch-up play. In every school there are teachers looking after the school playground. Conclusion: the favorite activities for students from rural and urban areas are similar, with students preference for active pursuits. It stood out that students from rural areas have as electronics favorite toys (notebook, computer and tablet), as in the urban area as quoted by the students was the toy doll (a), showing that the technology is also present in countryside.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Crianças - Recreação - Sobradinho (RS)
Estudantes - Recreação
Jogos infantis
Brincadeiras
Orientador(es): Mayer, Sandra Mara
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica dos Santos.pdf533.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons