Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Taissi Alessandra Cardoso da | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Reflexos do eu : Ricardo Lísias e a publicização do sujeito autor na literatura brasileira contemporânea. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Domingos, Ana Cláudia Munari | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This study seeks to understand some relationships between autofiction literature and publicity of the subject author immersed in the media universe, from the analysis of novels by Ricardo Lísias and his comments on the internet. Starting from a bibliographical review which conceptualizes the circumscribed objects in this work, it is analyzed what kind of narrator appears in the literary production of young Brazilian writers, selected by the magazine Granta in 2012; and it is observed some of their actions on social networks to characterize the reference with their works and the presence of fiction. Then it is analyzed and contextualized the form of writing called autofiction, especially when it comes to similarities between instances of the narrator and the author, and between biographical traits and fiction. The study is deepened in media theories of contemporary communication in order to characterize the society which emerges from the corpus of this study. Finally, it is investigated the following literary works - O céu dos suicidas (2012), Divórcio (2013) and Delegado Tobias (2014) - and also the media narratives by Ricardo Lísias. Advertising strategies were found in them. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Lísias, Ricardo, $d 1975-. O céu dos suicidas | pt_BR |
dc.subject.other | Lísias, Ricardo, $d 1975-. Divórcio | pt_BR |
dc.subject.other | Lísias, Ricardo, $d 1975-. Delegado Tobias | pt_BR |
dc.subject.other | Lísias, Ricardo, $d 1975- - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.other | Biografia como forma literária | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura brasileira - História e crítica | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1086 | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T12:24:22Z | - |
dc.date.available | 2016-05-24T12:24:22Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca entender algumas relações entre a literatura de autoficção e a publicização do sujeito autor imerso no universo midiático, a partir da análise dos romances de Ricardo Lísias e seus comentários na internet. Partindo de uma revisão bibliográfica que conceitua os objetos circunscritos nesse trabalho, analisamos que espécie de narrador surge na produção literária de jovens escritores brasileiros selecionados pela Revista Granta em 2012 e observamos algumas de suas ações em redes sociais na direção de caracterizar a referência as suas obras e a presença da ficção. Em seguida, analisamos e contextualizamos a modalidade de escritura denominada autoficção, especialmente no que tange às aproximações entre as instâncias do narrador e do autor e entre biografemas e ficção, e aprofundamos o estudo das teorias midiáticas da comunicação contemporânea de modo a caracterizar a sociedade da qual emerge o corpus deste estudo. Por fim, investigamos as obras literárias - O céu dos suicidas (2012), Divórcio (2013) e Delegado Tobias (2014) - e as narrativas midiáticas de Ricardo Lísias e identificamos nelas estratégias da publicidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taíssi Alessandra Cardoso da Silva.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons