Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1087
Autor(es): Cardoso, José Arlei
Título: Narrativas biográficas em quadrinhos : o caso Dotter of her father's eyes.
Data do documento: 2016
Resumo: Essa dissertação é um estudo da obra em quadrinhos Dotter of her father's eyes, de Mary Talbot e Bryan Talbot, e sua relação referencial com a obra literária Finnegans wake, escrita por James Joyce. Dentre as inúmeras possibilidades de aproximação entre quadrinhos e literatura, nomeamos as narrativas biográficas como ponto de intersecção entre os formatos, usando estruturalmente as ideias sobre metabiografia, desenvolvidas por Sergio Vilas Boas. Na adaptação desse modelo de construção biográfica, destacamos que a relação entre vida e obra é uma relação reflexiva, que permite uma maior aproximação entre biógrafo e biografado e estreita as fronteiras entre biografia e autobiografia. É o que percebemos em Dotter of her fathers eyes: ao mimetizar a estrutura narrativa apresentada por Joyce, a obra em quadrinhos propõe um jogo referencial, evidenciado e reforçado pela linguagem sequencial - de caráter imagético e textual - própria dos quadrinhos. Nessa espécie de quebra-cabeças biográfico, vidas e obras confundem-se, misturam-se e buscam fazer sentido de forma integrada. Dessa maneira, a partir de uma análise de elementos constitutivos da linguagem dos quadrinhos - conceitualizados por Umberto Eco, Will Eisner, Scott McCloud e A. L. Cagnin - determinamos e exemplificamos a relação de colaboração entre texto e imagem - definida com base em estudos de Roland Barthes - que ilustra em Dotter of her father's eyes o paralelismo entre a autobiografia de Mary Talbot e a biografia de Lucia Joyce, histórias de vida marcadas profundamente pela força narrativa de James Joyce.
Resumo em outro idioma: This thesis is a study of the comics publication Dotter of her father’s eyes, by Mary Talbot and Bryan Talbot, and its referential relationship with the literary work Finnegans wake, written by James Joyce. Amongst the many possibilities of outlining a parallel between comics and literature, we elected the biographic narratives as a point of intersection between these formats, utilizing, structurally, ideas about metabiography as developed by Sergio Vilas Boas. In the adaptation of this model of biographic construction we emphasize that the relationship between life and work is a reflexive relationship, allowing a closer relationship between biographer and the subject of the biography and narrows the boundaries between biography and autobiography. This is what is perceived in Dotter of her father’s eyes: when it mimics the narrative structure presented by Joyce, the comics proposes a referencial game, evidenced and reinforced by a sequential language - of imagery and textual nature – which is typical of comics. In this kind of biographical puzzle, lives and works are intertwined, mingled, seeking to make sense in a big picture. Thus, starting from an analysis of the elements that comprise the comics jargon – and conceptualized by Umberto Eco, Will Eisner, Scott McCloud and A. L. Cagnin – we seek to determine and exemplify the collaborative relationship between text and image - defined based on Roland Barthes’ studies – evidencing, in Dotter of her fathers eyes, the existance of a parallelism between the autobiography of Mary Talbot and the biography of Lucia Joyce, life stories deeply marked by the narrative force of James Joyce.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Joyce, James, 1882-1941. Finnegans wake - Crítica e interpretação
Literatura comparada
Histórias em quadrinhos
Narrativa (Retórica)
Orientador(es): Soster, Demétrio de Azeredo
Piccinin, Fabiana
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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