Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1088
Autor(es): | Gregory, Marilane Maria |
Título: | O desenvolvimento da competência leitora, da memória e das funções executivas em crianças antes e durante a alfabetização. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Segundo Izquierdo (2004; 2016), uma das atividades que mais estimula a memória é a leitura. A leitura é um processo cognitivo complexo que envolve linguagem, memória e pensamento (MORAIS, 1996; DEHEANE, 2012). Qual é a relação entre a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento da memória, principalmente a capacidade da memória de trabalho (BADDELEY et al. 2011; 2000; COWAN, 2008; DEMOULIN; KOLINSKY, 2015; ERICSSON; KINTSCH, 1995)? Será que a aprendizagem da leitura provoca alterações nos sistemas de memória, em especial a memória de trabalho e as funções executivas? O presente estudo teve como objetivo geral investigar a relação entre o desenvolvimento da competência leitora, da memória, em especial da memória de trabalho, e das funções executivas em crianças, antes e durante o processo de alfabetização. Para isso, utilizamos duas metodologias, a bibliográfica e a experimental. No referencial teórico, abordamos aspectos da cognição e da linguagem, conceitos e modelos de memória diante das distintas concepções dos teóricos, apresentamos as bases neuronais da leitura e enfatizamos o papel da aprendizagem da leitura e sua relação com a memória. Na pesquisa experimental, utilizamos testes para verificação da acurácia, fluência e compreensão em leitura (entre eles, o Teste de idade de leitura TIL/LOBROT) e testes para verificação da capacidade da memória e funções executivas (entre eles, citamos o Corsi Block Tapping Test, Stroop Task e Castle Task, adaptados). A coleta dos dados foi realizada com 120 crianças, distribuídas em três níveis de escolarização: préescola da educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental, de escolas pública e particular, de um município no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados evidenciaram que o conhecimento do alfabeto não implica a habilidade de leitura de grafemas ou palavras; que a consciência e a sensibilidade fonêmica das crianças desenvolve-se paralelamente ao aprendizado da leitura; que o processo de aprendizagem da leitura desenvolve-se de forma gradativa, com grande variação intragrupos. Ainda que não seja possível isolar a influência da aprendizagem da leitura de fatores como maturação cognitiva (idade) e escolaridade, os dados indicam que há uma melhora progressiva na competência leitora dos participantes e incremento na memória de trabalho durante o período de alfabetização. |
Resumo em outro idioma: | According to Izquierdo (2004; 2016), the activity that stimulates memory most is reading, a complex cognitive process that involves language, memory and thinking (MORAIS, 1996; DEHEANE, 2012). Is there a relation between learning to read and memory development, specially working memory capacity (BADDELEY et al. 2011; 2000; COWAN, 2008; DEMOULIN; KOLINSKY, 2015; ERICSSON; KINTSCH, 1995)? Does learning to read change memory systems, in special working memory and executive functions? The present study aimed at investigating the development of reading competence, memory, in special working memory, and executive functions in children, before and during literacy, by a bibliographic and an experimental methodology. The theoretical review approaches language and cognition aspects, memory concepts and models according to different theorists, presents reading neural basis emphasizing the role of learning to read and its relation with memory. As for the experimental research, there were used tests to verify accuracy, fluency and comprehension in reading (among them, TIL/LOBROT Test) and tests to verify memory capacity and executive functions (among them, Corsi Block Tapping Test, Stroop Task e Castle Task, adapted). Data collection was done with 120 children, distributed in three education levels: pre-school, 1st and 2nd year of elementary school, from public and private schools, in a small city of Rio Grande do Sul, Brazil. The results showed that alphabet knowledge does not imply the ability of reading graphemes and words, that children´s phonemic awareness and sensibility is developed in parallel with learning to read; that the process of learning to read is developed in a gradual way, with high intra-group variance. Even with the impossibility of isolating the influence of learning to read from factors as cognitive maturation (age) and education level, data indicate a progressive improvement in participants´ reading competence and increase in working memory capacity during the literacy period. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Alfabetização Leitura - Desenvolvimento Memória Aprendizagem Compreensão na leitura |
Orientador(es): | Gabriel, Rosângela |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marilane Maria Gregory.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons