Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ruiz, Rodrigo Martins | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A temática da violência no texto dramático Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès e a produção de sentido. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gai, Eunice Piazza | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents an analysis of the dramatic text Roberto Zucco, by Bernard-Marie Koltès, a French playwright died in 1989, with the objective of verifying the presence of the theme of the violence. This theme exercises relevant role in the historicity in the dramatic way and has in the tragic gender its greatest referring. Therefore, firstly it was accomplished a study of the specificities of the theatrical text, recovering the main theoretical matters involved in its historicity, as well as its process of sense construction. Soon afterwards it was accomplished a rising of the critical fortune regarding the author and the violence theme, in order to supply the necessary theoretical basis for the accomplishment of the work. After that stage it was accomplished, the analysis of the formal aspects of the work, such as: characters, time, space, division and nomination of the parts of the text, and plot. Based on the crossing of the raised theoretical referential and the identified formal aspects it was possible to discourse regarding to the way as the theme of the violence emerges from Roberto Zucco. In the last stage of the dissertation, we presented some considerations concerning to the metacognitive strategies raised by the reading of the work, in order to investigate the articulation of those strategies with the process of significances built in the reading of this dramatic text. When analyzing the work it was possible to verify the author's intention in approximating the protagonist Roberto Zucco to the illustration of the hero, without linking him to an moralizing optics. He presents a way to act that is opposed to the socially accepted one. He commits vile crimes frigidly and without a solid motivation. The character is shown fully conscious of his attitudes, however he is unable to modify, as well as the tragic character, that is invariably attached to his destiny. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Koltès, Bernard-Marie - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura francesa - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Violência na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1091 | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T12:01:21Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T12:01:21Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma análise do texto dramático Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès, dramaturgo francês falecido em 1989, com o objetivo de verificar a presença da temática da violência. Este tema exerce relevante papel na historicidade da forma dramática e tem no gênero trágico um forte referente. Por isso, primeiramente foi realizado um estudo das especificidades do texto teatral, recuperando as principais questões teóricas envolvidas na sua historicidade, bem como seu processo de construção de sentido. Em seguida foi realizado um levantamento da fortuna crítica acerca do autor e do tema violência, a fim de fornecer o embasamento teórico necessário à realização do trabalho. Após essa etapa, foi realizada a análise dos aspectos formais da obra, tais como: didascálias, personagens, tempo, espaço, divisão e nomeação das partes do texto, e enredo. Com base no cruzamento do referencial teórico levantado e os aspectos formais identificados foi possível discorrer a respeito do modo como a temática da violência emerge de Roberto Zucco. Na última etapa da dissertação, apresentamos algumas considerações a respeito das estratégias metacognitivas suscitadas pela leitura da obra, de modo a investigar a articulação dessas estratégias com o processo de significações construído na leitura deste texto dramático. Ao analisarmos a obra foi possível constatar a intenção do autor em aproximar o protagonista Roberto Zucco à figura do herói, sem vinculá-lo a uma ótica moralizante. Apresenta um agir que se opõe ao socialmente aceito. Ele comete crimes hediondos friamente e sem uma motivação consistente. A personagem se mostra plenamente consciente de suas atitudes, no entanto é incapaz de modificar-se, assim como a personagem trágica, que está invariavelmente presa ao seu destino. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Martins Ruiz.pdf | 310.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons