Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1093
Autor(es): Hinterholz, Beatran
Título: Ninho Bachelardiano : imaginação poética, mundanidade e educação de crianças pequenas na creche.
Data do documento: 2016
Resumo: Nesta dissertação, apresento uma interlocução filosófica entre as fenomenologias de Gaston Bachelard e Hannah Arendt para destacar a íntima relação entre imaginação poética e mundanidade do barro no cotidiano da creche. Com a intenção de aproximar educação infantil e filosofia, proponho um percurso fenomenológico para descrever, refletir e interpretar a complexidade do encontro entre adultos e crianças de um e dois anos em uma creche do sistema municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi desencadeado tanto pela convivência dos adultos com as crianças e os fazeres com o barro na creche, quanto pelo processo de interpretação dos registros fotográficos do vivido. A imaginação na obra bachelardiana rompe com hábitos de pensamento por negá-la como ideia, percepção e representação da realidade. A imaginação poética afirma o corpo no mundo e exige considerar a abordagem de mundanidade em Hannah Arendt, na qual o mundo é o que os humanos têm em comum, o artefato humano. Condição humana que se constitui na obra/fabricação, na mundanidade do fazer. A imaginação poética como acontecimento de linguagem, como produção de presença no mundo, contribui para romper com a lógica escolar apenas sustentada no ensino de um mundo prévio e provoca refletir modos de aprender uma docência que prioriza encontros no mundo tecidos pela alegria ao criar/fazer os artifícios que forçam o humano a pensar na sua existência, na sua durabilidade no mundo, complexificando ações e interações. Alegria que é expansão do pensamento e fundante da confiança nos devires nas interações entre adultos e crianças pequenas. É a imprevisibilidade dos fazeres comuns, nas interações da creche, que a docência convida a participarem do mundo e compartilharem tempos festivos de admiração como potência inventiva da linguagem.
Resumo em outro idioma: In this dissertation, I present a philosophical dialogue between the phenomenology of Gaston Bachelard and Hannah Arendt to highlight the intimate relationship between poetic imagination and worldliness in the nursery everyday. With the intention of bringing childhood education and philosophy, I propose a route phenomenological to describe, reflect and interpret the complexity of meeting between adults and children of one and two years at a nursery of municipal system of a city in the inland of Rio Grande do Sul. The study was triggered both by the coexistence of adults with children and doings with clay in the nursery, as the interpretation of the photoes of living. Imagination in Bachelard's work breaks with habits thought by denying it as an idea, perception and representation of reality. The poetic imagination assents the body in the world and requires consider worldliness approach in Hannah Arendt, in which the world is what humans have in common, the human artifact. Human condition that constitutes the work / manufacturing the presence of production in the world, contributes to break the school logic in the worldliness of doing. The poetic imagination as a language event, as only sustained in the teaching of a previous world and causes reflection about manners to learn a teaching that prioritizes meetings in tissues world that webs the joy to create / make devices that force the human to think about their existence in its durability in the world, complicating actions and interactions. Joy that is expansion of thought and founding confidence in becomings in interactions among adults and young children. It is the unpredictability of the common doings, in the interactions of the nursery, that the teaching invites to participate in the world and share festive times of admiration as inventive power of language.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação - Filosofia
Educação de crianças
Arte infantil
Imaginação nas crianças
Professores e alunos
Poética
Creches
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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