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dc.contributor.authorKrusser, Edison Aran Nunes-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleParecer descritivo : currículo que inventa alunos e professores.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how descriptive school reports, understood as curriculum, can constitute students and teachers. Thereby, in my history as a pedagogy graduate teacher in basic education and supervisor at the municipal school, currently, as a researcher, I am interested in discussing the school reports as curriculum that constitute certain student and teacher behavior. Therefore, I suggest the following question: How do descriptive school reports, understood as curriculum, constitute the students and teachers? My suspicion is that the teacher who gives his or her opinion about the student, somehow, is also announcing the opinion about himself or herself. This research is a documental analysis that involved 32 descriptive school reports prepared by a teacher, during the four bimesters of the school year in 2014, related to 8 students of 2nd year of primary school, at a school in the south of Brazil. In the analysis of the research material, I take the descriptive school reports as narratives, according to the studies of Jorge Larrosa (2002, 2015). In order to think the teacher I worked with Oliveira studies (2009, 2010), Fabris (2015) Corazza (1995, 2002), among others. I develop a study, supporting in the incursion of these narratives, that bring the evaluation reports and the concepts which I'm going to find throughout the study. I consider as presenting results for this research, that is according to the creation, the possibility to point out the presence of a teacher, which are part of the narrative of this cultural production process and it is located in a place that is potent for Education: The curriculum. This invention of the student is also an invention of the teacher in his or her teaching methods. Thus, it influences in space and in possible time of Education.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.subject.otherEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1094-
dc.date.accessioned2016-06-14T14:23:31Z-
dc.date.available2016-06-14T14:23:31Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva entender como pareceres descritivos, entendidos como currículo, podem constituir alunos e professores. Assim, na minha história de licenciado em pedagogia, professor na educação básica e supervisor em escola municipal, neste momento, na condição de pesquisador, estou interessado em problematizar os pareceres como currículo que constituem determinados modos de ser aluno e docente. Para tanto, proponho a seguinte questão: Como os pareceres descritivos, entendidos como currículo, constituem os alunos e professores? Minha suspeita é que o professor que emite sua opinião a respeito do aluno, posicionando-o, nomeando-o, de alguma forma, também está se anunciando no parecer. Trata-se de uma análise documental que envolveu 32 pareceres descritivos elaborados por uma professora, durante os 4 bimestres do ano letivo de 2014, relativos a 8 alunos do 2º ano do ensino fundamental, em uma escola no sul do Brasil. Na análise do material de pesquisa, assumo os pareceres descritivos como narrativas, conforme os estudos de Jorge Larrosa (2002, 2015). Para pensar o professor trabalhei com os estudos de Oliveira (2009, 2010), Fabris (2015), Corazza (1995, 2002), entre outros. Desenvolvo uma caminhada, apoiado na incursão a estas narrativas, que trazem relatos de avaliação e nos conceitos que vou encontrando ao longo do estudo. Considero como apresentação de resultados para esta pesquisa, que é da ordem da criação, a possibilidade de apontar a presença de uma docência, inscrita nas narrativas advindas desse processo de produção cultural e que se situa desde um lugar que se faz potente para a Educação: O currículo. Essa invenção do aluno inventa também o professor em sua cambiante constituição docente. Assim, influencia no espaço e no tempo possível da Educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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