Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furlan, Fernanda Mendes | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos : uma análise sobre o PROEJA no Instituto Federal Farroupilha. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silveira, Éder da Silva | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study had as proposed analyze as it happened the implementation of Program of integration of Professional Education to High School in the form of Young and Adults (PROEJA) the Institute Farrukhabad, between 2009 and 2015. The idea was of understand the integration of teachers the technical area in this process, identifying, describing and analyzing some suggestions the presence of EJA and the phenomenon PROEJA at the IFF, from a qualitative approach. It sought, more, understand in and from the characterization of experiences of teachers and students of IF Farrukhabad and the different dimensions the integration provided in the PROEJA, the meanings that teachers the technical area attribute on students by means of its activities within the Institute. The subjects researched were the teachers the technical area of course Technician Agribusiness of campi that compose the valley Taquari – São Vicente do Sul and Jaguari. To achieve the proposed objectives, the methodology employed for data collection it consists on participant observation, in carrying out semi-structured interviews and the documentary analysis. As result of search, the teachers and the students of teachers the technical area (PROEJA - Course Technician Agribusiness) not understood the dimensions of integration proposed by documents bases of integrated high school. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Farroupilha) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1095 | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-14T17:06:14Z | - |
dc.date.available | 2016-06-14T17:06:14Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como proposta analisar como ocorreu a implementação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal Farroupilha (IFF), entre 2009 e 2015. A ideia foi de compreender a integração dos professores da área técnica nesse processo, identificando, descrevendo e analisando algumas dimensões da presença da EJA e do fenômeno PROEJA no IFF, a partir de uma abordagem qualitativa. Buscou-se, ainda, compreender na e a partir da caracterização das experiências de docentes e discentes do IF Farroupilha e das diferentes dimensões da integração previstas no PROEJA, os significados que os professores da área técnica atribuem sobre os discentes por meio de suas atividades dentro do Instituto. Os sujeitos pesquisados foram os docentes da área técnica do curso Técnico em Agroindústria (PROEJA) e seus discentes dos campi que compõem o Vale do Jaguari - São Vicente do Sul e Jaguari. Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia empregada para a coleta de dados consistiu na observação participante, na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise documental. Como resultado da pesquisa, os discentes e os docentes da área técnica (PROEJA - Curso Técnico em Agroindústria) não compreenderam as dimensões da integração propostas pelos documentos bases do Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Mendes Furlan.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons