Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurlan, Fernanda Mendes-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação profissional integrada à educação de jovens e adultos : uma análise sobre o PROEJA no Instituto Federal Farroupilha.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Éder da Silva-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis present study had as proposed analyze as it happened the implementation of Program of integration of Professional Education to High School in the form of Young and Adults (PROEJA) the Institute Farrukhabad, between 2009 and 2015. The idea was of understand the integration of teachers the technical area in this process, identifying, describing and analyzing some suggestions the presence of EJA and the phenomenon PROEJA at the IFF, from a qualitative approach. It sought, more, understand in and from the characterization of experiences of teachers and students of IF Farrukhabad and the different dimensions the integration provided in the PROEJA, the meanings that teachers the technical area attribute on students by means of its activities within the Institute. The subjects researched were the teachers the technical area of course Technician Agribusiness of campi that compose the valley Taquari – São Vicente do Sul and Jaguari. To achieve the proposed objectives, the methodology employed for data collection it consists on participant observation, in carrying out semi-structured interviews and the documentary analysis. As result of search, the teachers and the students of teachers the technical area (PROEJA - Course Technician Agribusiness) not understood the dimensions of integration proposed by documents bases of integrated high school.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Farroupilha)pt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.otherDireito à educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1095-
dc.date.accessioned2016-06-14T17:06:14Z-
dc.date.available2016-06-14T17:06:14Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como proposta analisar como ocorreu a implementação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal Farroupilha (IFF), entre 2009 e 2015. A ideia foi de compreender a integração dos professores da área técnica nesse processo, identificando, descrevendo e analisando algumas dimensões da presença da EJA e do fenômeno PROEJA no IFF, a partir de uma abordagem qualitativa. Buscou-se, ainda, compreender na e a partir da caracterização das experiências de docentes e discentes do IF Farroupilha e das diferentes dimensões da integração previstas no PROEJA, os significados que os professores da área técnica atribuem sobre os discentes por meio de suas atividades dentro do Instituto. Os sujeitos pesquisados foram os docentes da área técnica do curso Técnico em Agroindústria (PROEJA) e seus discentes dos campi que compõem o Vale do Jaguari - São Vicente do Sul e Jaguari. Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia empregada para a coleta de dados consistiu na observação participante, na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise documental. Como resultado da pesquisa, os discentes e os docentes da área técnica (PROEJA - Curso Técnico em Agroindústria) não compreenderam as dimensões da integração propostas pelos documentos bases do Ensino Médio Integrado.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Mendes Furlan.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons