Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1097
Autor(es): | Emmel, Adriano |
Título: | Mobilidade e territorialidade : análise dos deslocamentos pendulares no arranjo populacional de Santa Cruz do Sul (RS). |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | A mobilidade pendular está intrinsicamente relacionada a distribuição espacial da população no território. Nesse contexto, analisar as relações entre urbanização e mobilidade pendular podem auxiliar na compreensão dos territórios dinâmicos e funcionais, como os arranjos populacionais. Esta pesquisa analisou as territorialidades constituídas a partir dos movimentos pendulares, decorrentes do processo de expansão e reestruturação urbana do arranjo populacional de Santa Cruz do Sul (RS). A pesquisa pautou-se pelos seguintes objetivos: buscar uma breve caracterização histórica, demográfica e econômica dos municípios Santa Cruz do Sul e Vera Cruz que compõem o arranjo populacional, avaliar qual o perfil da população que realiza deslocamento para estudo e trabalho, através de dados estatísticos secundários, além de identificar os processos seletivos de uso e apropriação do território a partir do deslocamento pendular. Por fim, buscou estabelecer com base nos dados empíricos, as principais características dos municípios de origem e de destino, bem como identificar as dinâmicas territoriais que se estabelecem em função da mobilidade pendular. O presente trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, sendo que para a construção das análises sobre o objeto empírico utilizou-se o pressuposto teórico-metodológico do materialismo histórico dialético. Foram sistematizados e analisados dados secundários referente a pendularidade presentes nos censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010, e também foram aplicados formulários e realizadas entrevistas com 22 pessoas que se deslocam pendularmente para trabalho e/ou estudo no Arranjo Populacional de Santa Cruz do Sul. A partir dos resultados foi possível traçar o perfil da população que se desloca pendularmente, verificando os condicionantes para efetivação do deslocamento, bem como se dá a apropriação e interação dos pendulares com o território urbano do Arranjo Populacional de Santa Cruz do Sul. Quanto aos resultados da pesquisa, inicialmente, são apresentados dados estatísticos secundários referentes aos municípios de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Estes dados indicam o aumento da população urbana dos municípios, aumento do nível de escolarização, bem como a diminuição da pobreza e do desemprego. Os dados evidenciam que houve um aumento do deslocamento pendular no arranjo populacional, principalmente no sentido Vera Cruz/Santa Cruz do Sul e constatou-se a centralidade do município de Santa Cruz do Sul, sendo esta reflexo das oportunidades de trabalho e dos serviços especializados (educação e saúde), impulsionando os fluxos de pendularidade entre os dois municípios. Os dados primários foram apresentados e analisados a partir da percepção de sujeitos que se deslocam pendularmente para trabalho e/ou estudo no Arranjo Populacional de Santa Cruz do Sul. Sendo assim, constatou-se que os pendulares de Vera Cruz se deslocam em busca de oportunidades de trabalho no município de Santa Cruz do Sul. Em relação ao estudo o deslocamento ocorre, sobretudo, para cursar o ensino superior, sendo que estes sujeitos buscam por qualificação. Os pendulares de Santa Cruz do Sul se deslocam principalmente devido ao trabalho. Estes possuem maior escolaridade e buscam por trabalhos qualificados no município de destino (Vera Cruz). A interação com o arranjo populacional, ocorre com maior intensidade pelos pendulares de Vera Cruz, pois além do trabalho e estudo no município de Santa Cruz do Sul, estes utilizam serviços de saúde, comércio, lazer e entretenimento. Os trabalhadores e estudantes que realizam deslocamento pendular, atuam diretamente no território de origem e destino, construindo e mantendo diferentes territorialidades no Arranjo Populacional de Santa Cruz do Sul. |
Resumo em outro idioma: | Commuting is intrinsically related to the spatial distribution of population within a territory. In this context, to analyse the relations between urbanization and commuting can help to understand the dynamics and functions of territories, including the spatial arrangements of population. This research analysed changes in the territory as a result of the commuting originating from the process of urban expansion and restructuring of the population spatial arrangements in the municipality of Santa Cruz do Sul, in the State of Rio Grande do Sul - Brazil. The research is based on the following objectives: to seek a brief historical, demographic and economic characteristics of the municipalities of Santa Cruz do Sul and Vera Cruz, where the population spatial arrangements take place; to assess, through statistical data, the profile of the commuters who both study and work, and also identify the selection processes of the use and appropriation of territory due to commuting. Finally, based on empirical data, this work sought to establish the main characteristics of the municipalities of origin and destination, as well as identify the territorial dynamics that are established because of commuting. This study used a qualitative approach, and to analyse the empirical object, the dialectical materialism was the theoretical and methodological approach used. Secondary data were systematised and analysed in relation to commuting according to 2000 and 2010 IBGE (The Brazilian Institute of Geography and Statistics) demographic censuses, and forms were completed together with interviews conducted with 22 commuters, who work and/or study, in the Population Spatial Arrangement of Santa Cruz do Sul. From the results it was possible to set the profile of the commuters by checking their reasons for commuting and how they interact and use the urban territory in the Population Spatial Arrangement of Santa Cruz do Sul. As for the results, the secondary statistical data of the municipalities of Santa Cruz do Sul and Vera Cruz are initially shown. These data show an increase of urban population in the municipalities, an improvement of schooling, as well as a reduction of poverty and unemployment. The data show that there has been an increase in commuting, mainly from Vera Cruz to Santa Cruz do Sul making the municipality of Santa Cruz do Sul an important place for job opportunities and specialized services ( education and health), boosting the commuting flows between the two municipalities. Primary data are presented and analysed starting from the perception of the commuters who work and/ or study in the Population Spatial Arrangement of Santa Cruz do Sul. Results show that the commuters from Vera Cruz are in search of job opportunities in the city of Santa Cruz do Sul. In relation to studying, the commuting occurs mainly to pursue higher education, looking for qualification. The commuters of Santa Cruz do Sul travel mainly because of work opportunity reasons. They have better qualification and look for skilled jobs in Vera Cruz. The commuters from Vera Cruz, besides working and studying in the city of Santa Cruz do Sul, have greater interaction in its population spatial arrangement because they also use health services, trade, leisure and entertainment. Workers and students, who commute, have direct influence on the territory of origin and destination, building and maintaining different territorialities in the Population Spatial Arrangement of Santa Cruz do Sul. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Territorialidade humana Geografia humana Mobilidade social - Santa Cruz do Sul (RS) |
Orientador(es): | Brandt, Grazielle Betina |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano Emmel.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons