Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1099
Autor(es): Nunes, Marília Forgearini
Título: A leitura de narrativas infantis verbo-visuais : interação do leitor com a palavra e a visualidade por meio da mediação.
Data do documento: 2007
Resumo: No contexto escolar, a leitura do código visual é deixada em segundo plano em relação à leitura do código verbal, sinalizando que a instrumentalização de leitores mirins, de modo que eles sejam capazes de interagir com esse dois códigos simultaneamente na leitura de narrativas infantis verbo-visuais, se faz necessária. Dessa forma, esse estudo se propõe a investigar e analisar a possibilidade de que uma leitura mediada por um leitor adulto, possa influenciar positivamente os leitores mirins a se tornarem mais competentes na leitura da palavra e da imagem, que constituem textos narrativos infantis. Para isso realizaram-se nove encontros de leitura mediada organizados a partir da teoria da experiência de aprendizagem mediada proposta por Reuven Feuerstein. Nesses nove encontros os sujeitos tiveram a oportunidade de ler cinco narrativas infantis verbo-visuais recebendo a mediação necessária para desenvolverem a sua competência leitora tanto da palavra quanto da visualidade. Participaram do grupo de leitura mediada 10 sujeitos alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à rede pública estadual localizada na cidade de Cachoeira do Sul (RS). A análise dos encontros de leitura mediada trouxe contribuições importantes ao papel do mediador em relação a atitudes positivas e negativas. Além disso, demonstrou tanto o desenvolvimento dos sujeitos mediados no que diz respeito ao modo com que passaram a interagir com o texto verbal e com o texto visual em decorrência do processo de leitura mediada vivenciada durante os encontros propostos nesse estudo, quanto aspectos, nos quais, o processo de mediação deveria ter continuidade para que esses sujeitos alcançassem uma maior competência.
Resumo em outro idioma: In the school environment, reading of visual code is usually not considered as important as the verbal code in a text configuration and comprehension. It is something necessary to help children in a way they can become able to interact with these two codes simultaneously when reading narratives in picture books. Since that, this study aims to investigate and analyze the chance that an adult mediating the reading process can produce a positive effect on young readers in a way they become more efficient on reading the words and images of picture books. In order to explore that, nine meetings of mediated reading were set out based on the theory of mediated learning experience proposed by Reuven Feuerstein. During this nine meetings, children had the opportunity of reading five picture books undergoing the necessary mediation to develop their reading proficiency on the verbal and the visual elements that compose the text. Ten 4th grade students from a public and state school in Cachoeira do Sul (RS) took part of the mediated reading group. The analyses of the meetings brought some important contributions to the mediator role in relation to his/her positive and negative attitudes. Besides that, it has demonstrated the development of the mediated subjects concerning their way of interacting with the verbal and visual text in a picture book as a result of the mediated reading experienced by them during the meetings set out in this study, and has also pointed out the necessity of carrying on the mediated process in order to improve even more the children proficiency in some other abilities in the reading process.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura
Mediação
Competência comunicativa
Orientador(es): Ramos, Flávia Brocchetto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marília Forgearini Nunes.pdf19.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons