Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiz Elcides Cardoso da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA ontoepistemogênese de crianças autistas através da utilização de tecnologias touch.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractTo study autism from a paradigm that brings together what science was separated, allows us to think about practice without preconditions, in actions where the autistic child before anything else is seen as a subject, as a child full of possibilities, capable of learning, that have desires and needs. This research focused on the concept of ontoepistemogenesis on three autistic children, triggered by the use of touch technologies in challenging environments. The ontoepistemogenesis is a process of complexification in which the subject, once coupled to its environment, becomes integral with repercussions in every dimension of its being. Theoretically supported by the assumptions of the complexity paradigm, the Biology of Cognition theory by Humberto Maturana and Francisco Varela and the principle of learning from noise by Henri Atlan, we sought to understand the process of cognition/subjectivity of these three subjects. The approach of autism in this study was based on neuroscience studies of neuroplasticity. The proposed challenging environment emerges through the use of games on the iPad as well as the interventions and approaches made as children interact with the equipment and with the environment. The whole process was recorded on audio and video, as well as logged in research report. The use of these instruments made possible new forms of interventions in our sessions, which have been mapped. The results point to changes in aspects of cognitive, affective, emotional and communication capacities in the subjects, and the importance of a school that includes autistic children.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCrianças autistaspt_BR
dc.subject.otherJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1100-
dc.date.accessioned2016-06-16T15:41:13Z-
dc.date.available2016-06-16T15:41:13Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEstudar o autismo a partir de um paradigma que junta o que foi separado pela ciência, possibilita que possamos pensar em práticas sem pré-requisitos, em ações onde o autista antes de qualquer coisa seja visto como um sujeito, como uma criança, potente de aprendizagens, desejos e necessidades. Esta pesquisa teve como foco de investigação a ontoepistemogênese de três crianças autistas, disparada através da utilização de tecnologias touch em ambientes desafiadores. A ontoepistemogênese é o processo de complexificação de um sujeito que, ao se acoplar com seu ambiente, transforma-se de forma integral com repercussões em todas as dimensões de seu ser. Amparado teoricamente nos pressupostos do paradigma da complexidade, na teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela e no princípio de aprendizagem pelo ruído de Henri Atlan buscou-se entender o processo de cognição/subjetivação destes sujeitos. A abordagem do autismo nesta investigação foi baseada nos estudos da neurociência em neuroplasticidade. O ambiente desafiador proposto emerge através da utilização de jogos no iPad, bem como nas intervenções e abordagens feitas enquanto as crianças interagem com o equipamento e com o meio. Todo o processo foi gravado em áudio e vídeo, além de registrado em diários de bordos. Estes instrumentos dispararam novas intervenções nos encontros que foram sendo cartografados. Os resultados apontam para transformações cognitivas, afetivas, emocionais e na comunicação dos sujeitos, bem como para a importância de uma escola que inclua de fato os autistas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Elcides.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons