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dc.contributor.authorWenzel, Rafaela Aline-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação pela escuta da voz midiatizada pelas tecnologias audiovisuais e a reverberação contemporânea em linguagem.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractPropongo en esta dissertação un estudio reflexivo en torno a la relación entre educación y arte a partir del fenómeno de la escucha de las voces mediadas por las tecnologías de mídias audiovisuales. El objetivo es contribuir para la reflexión de la experiencia de lenguaje, al destacar las tecnologías audiovisuales como fenómeno contemporáneo de una educación sensible y cultural al constituyan procesos intersubjetivos de intercorporalidades a los devengas linguageiros que modulan la convivencia en el mundo común. La opción por el abordaje fenomenológica emerge como experiencia de pensar la complejidad del acontecimiento corporal de la voz y de la escucha en el objectivo de burilar interrogações y no necesariamente un problema a ser investigado o solucionado. Pero, como búsqueda de comprensión de la existencia por la composición entre descripción, interpretación y reflexión, contribuye para destacar la complejidad de la voz como presencia, intrínseca al instante de la detención del sentido. Como acontecimiento que hace algo en nodos permanecer. Las interlocuções con Paul Zumthor, Maurice Merleau-Ponty, João-Francisco Duarte Jr., Carlos Skliar, Hans Ulrich Gumbrecht, Roland Barthes, David Le Breton, Giuliano Obici, Maximiliano Valério López, Mirna Spritzer, Sandra Richter, Márcia Tiburi, Jan Roberts-Breslin permitieron adentrar en los misterios que inebriam la implicación de la escucha y de la voz del que es vocalizado por las mídias audiovisuales para reflejar las posibilidades linguageiras a partir de los medios, de la voz y suya escucha. Implicó ir además de una voz o de una escucha y considerar también los equilibrios y desequilibrios que componen lo movimiento intercorporal linguageiro. Significó pensar la dimensión poética del lenguaje que teje los encuentros intersubjetivos en el amplio ámbito de la educación y no sólo en el ámbito de la escuela.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte na educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1102-
dc.date.accessioned2016-06-17T13:19:20Z-
dc.date.available2016-06-17T13:19:20Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoProponho nesta dissertação um estudo reflexivo em torno da relação entre educação e arte a partir do fenômeno da escuta das vozes mediadas pelas tecnologias de mídias audiovisuais. O objetivo é contribuir para a reflexão da experiência de linguagem, ao destacar as tecnologias audiovisuais como fenômeno contemporâneo de uma educação sensível e cultural ao constituírem processos intersubjetivos de intercorporalidades aos devires linguageiros que modulam a convivência no mundo comum. A opção pela abordagem fenomenológica emerge como experiência de pensar a complexidade do acontecimento corporal da voz e da escuta no intuito de burilar interrogações e não necessariamente um problema a ser investigado ou solucionado. Mas, como busca de compreensão da existência pela composição entre descrição, interpretação e reflexão, contribui para destacar a complexidade da voz como presença, intrínseca ao instante da detenção do sentido. Como acontecimento que faz algo em nós permanecer. As interlocuções com Paul Zumthor, Maurice Merleau-Ponty, João-Francisco Duarte Jr., Carlos Skliar, Hans Ulrich Gumbrecht, Roland Barthes, David Le Breton, Giuliano Obici, Maximiliano Valério López, Mirna Spritzer, Sandra Richter, Márcia Tiburi, Jan Roberts-Breslin permitiram adentrar nos mistérios que inebriam o envolvimento da escuta e da voz do que é vocalizado pelas mídias audiovisuais para refletir as possibilidades linguageiras através dos meios, da voz e sua escuta. Implicou ir além de uma voz ou de uma escuta e considerar também os equilíbrios e desequilíbrios que compõem o movimento intercorporal linguageiro. Significou pensar a dimensão poética da linguagem que tece os encontros intersubjetivos no amplo âmbito da educação e não apenas no âmbito da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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