Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1103
Autor(es): Viçosa, Raquel Maria de Oliveira
Título: Educar-se na complexidade do viver : a ontogênese pelo sofrimento.
Data do documento: 2016
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, teve por finalidade compreender o processo de complexificação e aprendizagem das mulheres no sofrimento de ter um filho diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) problemática essa abordada a partir do paradigma da complexidade. Investiguei sob a metodologia da investigação/ação, usando a autonarrativa e a meditação como instrumentos com enfoque nas teorias do movimento da auto-organização. Para isso, foram realizadas oficinas para meditação e escuta de si mesmo, num processo de conhecimento de si pelo ruído, considerando a potencialidade do amor e da cooperação de uma outra lógica complexa de viver em conexão com o cosmos. Os sujeitos da pesquisa são mães de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista selecionadas, via convite, por terem uma relação com os pesquisadores do grupo GAIA1-UNISC, cujos filhos autistas são sujeitos de outras pesquisas desse grupo.
Resumo em outro idioma: This qualitative research aimed to understand the process of learning and complexity of women suffering of having a child diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) which questions were approached from the paradigm of complexity. I investigated under the methodology of the research / action, using the self-narratives and meditation as tools focusing on theories of self-organization movement. For this, special encounters were held for meditation and listening itself, a process of self-knowledge by noise, considering the potential of love and cooperation of another complex logic to live in connection with the cosmos. The research subjects were mothers of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder selected via invitation, because they are associated with researchers at the GAIA-UNISC group whose autistic children are subject to further research of this group.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Transtorno autístico
Crianças autistas - Educação
Mães de crianças autistas
Autopoiese
Meditação
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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