Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1104
Autor(es): Pohlmann, Roberto Kittel
Título: Poética dos sons e intersubjetividade nos processos coletivos de aprender música.
Data do documento: 2016
Resumo: Proponho a discussão em torno da relação entre docência musical e processos de aprender música para tencionar a compreensão das ações de ensinar e de aprender desde a inscrição de meu corpo sensível no mundo que faz nossa existência não ser individual, mas imediatamente coletiva. Opto pela abordagem da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como estratégia teórico-metodológica de tecer os conceitos de intersubjetividade e mundo comum a partir do encontro entre educação e música. Não se trata de desvendar os mistérios envoltos pelos conceitos, mas de circunscrever um campo para pensar a docência musical. A discussão é historicamente significativa e necessária, uma vez que a música retorna aos currículos das escolas, sem jamais ter saído da vida do humano. Descrevo espaços e modos metafóricos com que tratamos música e educação em diferentes circunstâncias. A dimensão poética como produção de linguagem e a música como ação num mundo comum são descritas, sem vista ao ponto final, a partir de minhas vivências como docente no Instituto Federal Catarinense Campus Fraiburgo-SC e na Big Band Vila Teresa de Vera Cruz-RS. Ambos os espaços educativos são o fio condutor da emergência de uma descrição aproximada que aponta a busca de uma docência musical como encontro intersubjetivo que prioriza os começos e admira as transformações, que persegue processos de aprender música como produção de sentidos na coexistência no mundo, como processos coletivos de juntos fazermos música.
Resumo em outro idioma: I propose a discussion on the relationship between teaching music and processes of learning music for tensioning the understanding of teaching and learning since the entry of my sensitive body in the world that makes our existence not be individual, but collective immediately. I opt for the approach of the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty as theoretical-methodological strategy of weaving the concept of intersubjectivity and common world from the meeting between education and music. This is not about unlocking the mysteries shrouded by the concepts, but to circumscribe a field to think about teaching music. The discussion is historically significant and necessary, since the music returns to the schools curriculum, without ever getting out of human's life. I describe spaces and metaphorical modes with which we treat music and education in different circumstances. The poetic dimension as language production and music as action in a common world are described, without a view to the final point, from my experiences as a teacher at Federal Catarinense Institute Campus Fraiburgo-SC and at Big Band Vila Teresa of Vera Cruz. Both educational spaces are the common thread of the emergence of an approximate description that points to search for a musical teaching as intersubjective meeting that prioritizes the beginnings and admires the transformations, which pursues the proccess of music learning as production of senses on coexistence in the world, like collective processes of together we make music.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Música na educação
Professores de música
Música - Instrução e estudo
Aprendizagem
Intersubjetividade
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Coorientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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