Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1107
Autor(es): | Bublitz, Marcela |
Título: | Educar para os direitos humanos como instrumento para o combate a violência na sociedade contemporânea. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | A presente monografia abarca o tema "Educar para os direitos humanos como instrumento para o combate à violência na sociedade contemporânea". Propõe-se, à luz da doutrina recente e tradicional, analisar, debater e apresentar os principais aspectos que envolvem essa temática. Para tanto, utilizar-se-á a metodologia de pesquisa bibliográfica consistente na leitura, fichamento e exposição de alguns dos importantes doutrinadores acerca do tema. Assim, aborda-se a concepção do estado de natureza do ser humano e sua importância para a formação do Estado, analisando-se posteriormente o surgimento do Estado Contemporâneo como detentor do monopólio da violência, construindo-se uma inter-relação entre o fenômeno da globalização e o enfraquecimento do Estado contemporâneo, com o consequente fortalecimento da sociedade e a possibilidade do ressurgimento da violência desinstitucionalizada. Outrossim, serão apresentadas as definições de direitos humanos e direitos fundamentais, assim como a contextualização histórica, concretização e internacionalização dos direitos humanos. Finalmente, analisar-se-á o conceito de educação, diferenciando-a do conceito de ensino, assim como sua importância para o desenvolvimento social do indivíduo, além disso, apresenta o conceito de educação para os direitos humanos, analisando a possibilidade de ser esta uma ferramenta para o combate à violência na sociedade contemporânea, indicando, por fim, os desafios e obstáculos para a efetivação dessa educação. Partindo-se da premissa que a educação é um direito fundamental pretende-se responder de que forma a educação pode proporcionar o desenvolvimento social do indivíduo e uma educação voltada aos direitos humanos pode servir como ferramenta de combate à violência incrustrada na sociedade contemporânea. Embora a educação para os direitos humanos não seja o único instrumento para o combate aos males enfrentados pela sociedade contemporânea, o presente trabalho demonstra que essa forma de educação reflete na mudança de comportamento do ser humano, preparando-o para atuar em prol dos direitos humanos e viver em sociedade com dignidade e paz, proporcionando a pacificação de conflitos e consequente diminuição da violência, objetivos que a sociedade há tanto clama. |
Resumo em outro idioma: | The present monograph embraces the theme “Education for the human rights as an instrument for the combat against violence in the contemporary society”. It is proposed, at the light of the recent and traditional doctrine, to analize, discuss and present the main aspects that involve this subject. To do so, it will be used the bibliographical research methodology consisting on reading, annotations and exposure of some of the most important scholars on the subject. Thus, it discusses the concept of the human being state of nature and his importance to the State formation, posteriorly analyzing the rise of the Contemporary State as keeper of the violence monopoly, building and interrelationship between the globalization phenomenon and the weakening of the Contemporary State, with the consequent society empowerment and the possibility of the reappearance of the deinstitutionalized violence. Therefore, it will be presented the definitions of human rights and functional rights, as well as the historic contextualization, fulfilment and internationalization of the human rights. Finally, will be analyzed the concept of education, distinguishing it from the teaching concept, as well as its importance to the individual social development, moreover, presents the concept of education for the human rights, analyzing the possibility of this to be a tool for the combat against violence in the contemporary society, indicating, at last, the challenges and obstacles to the effectuation of this education. Starting from the premise that the education is a fundamental right it is intended to answer in which way the education can provide the individual social development and an education geared to the human rights can serves as a tool for the combat against the violence incrusted in the contemporary society. Although the education for the human rights is not the only instrument for the combat against the misfortunes confronted by the contemporary society, the present paper seeks to demonstrate the that this education form reflects the changing of the human being behavior, preparing him to act in favor to the human rights and live in society with dignity and peace, providing pacification of conflicts and consequent violence decrease, goals that society claims for so long. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Direito |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Direitos humanos Direitos fundamentais Educação Globalização Violência Estado |
Orientador(es): | Gorczevski, Clovis |
Coorientador(es): | Schwinn, Simone Andrea |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcela Bublitz.pdf | 93.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Marcela Bublitz_2.pdf | 469.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons