Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1111
Autor(es): Steyer, Maria Raquel Pilar
Título: Militância e políticas de educação em saúde : uma análise a partir da CIES (Comissão de Integração Ensino-Serviço) na Região 28 de Saúde - RS.
Data do documento: 2016
Resumo: Esta dissertação permitiu uma análise sobre a construção da política pública regional de educação permanente aos profissionais da área de saúde, sobretudo aos que atuam na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) na Região 28 de Saúde-RS e da constituição histórica da militância nesse processo. Da mesma forma, foram analisados os conflitos e embates presentes nas concepções das políticas públicas de educação em saúde, com especial atenção ao espaço político que os participantes da referida comissão ocupam não somente na discussão sobre educação em saúde na região, mas, sobretudo, na articulação política junto aos municípios e também na Região, visando concretizar ações educativas dirigidas aos profissionais de saúde. Sob o ponto de vista da educação em saúde, o SUS implantou no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente, diretrizes operacionais para a constituição e funcionamento das Comissões de Integração Ensino-Serviço como órgão condutor para a qualificação profissional. Portanto, na Região 28 de Saúde, a CIES vem desenvolvendo estratégias, visando a construção de uma política de educação permanente de saúde e, para a própria configuração sociopolítica, definida por uma militância que se desenvolve com os movimentos e ações da CIES possibilitando o desenvolvimento formativo dos trabalhadores de saúde como fator fundamental e indispensável à qualidade da atenção à saúde. Quanto aos procedimentos metodológicos, estes foram implicados em duas frentes de levantamento de dados numa abordagem qualitativa, compreendidos em dados secundários que abrangeram um estudo sobre as legislações relacionadas à política de educação permanente em saúde e a estruturação da CIES, e também de dados primários, que além do levantamento e análise documental, da CIES da Região 28 de Saúde, foi realizado entrevistas (semiestruturadas) com gestores, profissionais de saúde e participantes da referida "comissão?, cujo período analisado, ocuparam algum espaço político relacionado à política de educação permanente em saúde na Região considerando o período de 2007 a 2014, como recorte temporal definido pelo surgimento da CIES até o ano de realização dessa pesquisa. Entre seus vários aspectos, esta análise teve uma importância pelo conhecimento de outros espaços intergovernamentais, políticos e técnicos em que ocorrem o planejamento, a negociação e a implementação das políticas públicas e, portanto da própria CIES, pois mesmo sendo ela constituída por funções consultivas na construção da política pública de educação permanente em saúde, sua importância neste sentido se coloca no campo da mobilização, da discussão, da provocação para a formulação de políticas, do acompanhamento e da própria fiscalização da política regional de educação permanente em saúde, integrando representações tanto do governo quanto de diferentes segmentos da sociedade civil organizada. Segmentos esses que tiveram participação na discussão e implementação dos Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva - NUMESC, tornando-os um espaço de diálogo, reflexão e ação fundamental. Haja vista, a responsabilidade que os sujeitos militantes possuem na consolidação de propostas de Educação Permanente em Saúde a partir da preocupação não somente no que diz respeito ao cumprimento das determinações legais, relacionadas às indicações da própria legislação no desenho institucional desta política, mas, principalmente, no sentido de "manter acesa" a discussão sobre uma política regional de educação permanente em saúde na Região 28 de Saúde, objeto deste estudo.
Resumo em outro idioma: This work has allowed an analysis of the construction of regional public policy of continuing education to health professionals, especially those who work in the Commission on Integration Teaching-Service (CIES) in Region 28 Health-RS and the historical constitution of militancy that process. Similarly, conflicts and present conflicts in the concepts of public health education policies were analyzed, with particular attention to the political space that the committee's participants occupy not only in health education discussion in the region, but especially in political coordination with the municipalities and also in the region, aimed at achieving educational activities directed to health professionals. From the point of view of health education, the NHS implemented under the National Policy of Permanent Education, operational guidelines for the establishment and operation of Integration Committees Teaching-Service as a conductor body for professional qualification. Therefore, in the Region 28 Health, CIES has been developing strategies for the construction of a permanent education of health policy and to their own socio-political configuration, defined by a militancy that develops with the movements and CIES shares enabling the development training of health workers as a key factor and essential to the quality of health care. As for the methodological procedures, these have been implicated in two data collection fronts a qualitative approach, understood in secondary data that covered a study of the laws related to the continuing education of health policies and structure of CIES, and also primary data, that in addition to survey and document analysis, the CIES the Region 28 health, was conducted interviews (semi-structured) with managers, health professionals and participants referred to 'commission', which analyzed period, occupied some political space related to the ongoing education policy in health in considering the period 2007 to 2014 as a time frame defined by the emergence of CIES by the year this survey. Among its several aspects, this analysis had an importance for knowledge of other intergovernmental spaces, politicians and technicians that take place in the planning, negotiation and implementation of public policies and therefore the very CIES because even though it consists of advisory functions in construction of public policy of permanent health education, its importance in this direction arises in the field of mobilization of the discussion, the challenge for policy formulation, monitoring and own supervision of the regional policy of permanent health education, integrating representations both the government and the different segments of civil society. Segments those who have participated in the discussion and implementation of the Municipal Education Centers in Public Health - NUMESC, making them a space for dialogue, reflection and critical action. Considering the responsibility that subjects militants have in the consolidation of proposals for Permanent Health Education from the concern not only with regard to compliance with legal provisions relating to the legislation itself indications in the institutional design of this policy, but mainly in order to "keep alive" the discussion of a regional policy of permanent health education in the Region 28 health, object of this study.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação em saúde
Política pública
Saúde pública
Pessoal de saúde
Política de saúde
Educação permanente
Orientador(es): Cadoná, Marco André
Coorientador(es): Weigelt, Leni Dias
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Raquel Pilar Steyer.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons