Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Verlaine de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Ensina-se a "ler" em inglês no Ensino Médio? : uma análise de materiais didáticos e da prática docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Scherer, Lilian Cristine | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | Text reading demands complex cognitive capacities, permeated by a lot of experiences acquired during the lifetime, in the school and out of it, becoming an unique experience for each human being. This dissertation will present a study developed on the teaching of reading in English as a second language (ESL), in public schools in Rio Pardo Region, RS. The main goal of the work was to verify how teachers develop the reading activities in L2, as well as the form by which the chosen didactic material assists the development of the pupils’ reading ability. It was intended to analyze the levels of reading processing in the verbal and written exercises, the pedagogical form by which the text is comprehended in the L2 reading lessons, as well as the beliefs of teachers and students on reading in L2 and reading strategies. A questionnaire was applied to ten teachers of English and another one for their respective pupils with the objective of establishing a comparative framework between the two groups regarding questions involving reading in English as a foreign language and the didactic material used during the classes. Beyond the application of the questionnaires, data were also collected by the observation of two- hour lessons focusing in the subjects of the research. It was observed that the majority of the teachers did not follow all the steps considered appropriate for the accomplishment of a reading lesson and the answers of the teachers and students to the questionnaires did not match. Moreover, it was observed that the exercises of reading comprehension did not provide many moments of elaboration of inferences on the part of the pupils. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1112 | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T14:13:39Z | - |
dc.date.available | 2016-07-18T14:13:39Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura de um texto demanda capacidades cognitivas complexas, permeadas por experiências adquiridas no decorrer da vida, na escola e fora dela, tornando-se uma experiência única para cada ser humano. Esta dissertação apresentara um estudo desenvolvido sobre o ensino da leitura em Língua Inglesa como segunda língua (L2), junto a escolas publicas do Vale do Rio Pardo. A meta principal do trabalho foi verificar como os professores trabalham a leitura em L2, bem como o tipo de material didático empregado e seu papel no desenvolvimento da habilidade leitora dos alunos. Pretendeu-se analisar os níveis de leitura demandados pelos exercícios orais e escritos, a forma pedagógica pela qual e abordado o texto nas aulas de leitura em L2, bem como as concepções dos professores e dos alunos sobre a leitura em L2 e sobre as estratégias de leitura. Aplicou-se um questionário para dez professores de inglês e outro para os seus respectivos alunos com o objetivo de traçar um quadro comparativo entre os dois grupos a respeito de questões envolvendo a leitura em Inglês como língua estrangeira e o material didático empregado. Além da aplicação dos questionários, a coleta de dados deu-se por meio da observação de duas horas-aula de cada professor com enfoque nos temas da pesquisa. Percebeu-se que a maioria dos professores não seguiu todos os passos considerados apropriados para a realização de uma aula de leitura e que as respostas aos questionários dos professores nem sempre coincidiram com as dos alunos. Além disso, observou-se que os exercícios de compreensão leitora não proporcionaram muitos momentos de elaboração de inferências por parte dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Verlaine de Carvalho.pdf | 498.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons