Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1118
Autor(es): Johann, Elisângela Rüdiger
Título: Fotografia e identidade territorial a partir dos jovens no vale do Rio Pardo - RS.
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar como o público juvenil percebe a identidade territorial de sua região, correspondente ao COREDE Vale do Rio Pardo. A pesquisa utilizou um formulário com questões fechadas e abertas e fotografias como recursos metodológicos. Os jovens entrevistados formaram dois grupos distintos: um grupo foi formado por jovens provenientes de vários espaços rurais do Vale do Rio Pardo que estudam na mesma escola, em zona urbana. O outro grupo foram jovens residentes na área urbana da municipalidade de Santa Cruz do Sul e estudam em outra escola, também, em zona urbana. O presente trabalho empregou uma abordagem qualitativa para a construção das análises sobre o objeto empírico.O referencial teórico foi composto pelos estudos culturais e pelos estudos de território, região e desenvolvimento regional. A diversidade das identidades, provenientes de várias formações culturais dos dois grupos de jovens entrevistados, mostrou que cada grupo traz percepções a partir do espaço territorial onde residem, apresentando, nas fotografias e nas entrevistas, aspectos peculiares de sua região, ou seja, tanto do espaço urbano, como do rural. A análise dos resultados sugere que os jovens percebem seu espaço a partir de suas vivências cotidianas, levando em consideração imagens que refletem, distintamente, aspectos culturais, históricos e turísticos, por parte dos residentes urbanos. As imagens que representam interesse por aspectos econômicos, sociais e ecológicos são mais salientes por parte do grupo de jovens rurais.
Resumo em outro idioma: This study aimed to analyze how young people, in the region of the Rio Pardo Valley‟s Regional Development Council (COREDE), perceive territorial identity. The research used a questionnaire with closed and open questions together with photographs taken by the participants as methodological resources. The young interviewees formed two distinct groups: one group consisted of young people from various rural areas of the Rio Pardo Valley who study at the same urban school. The other group was of young people living in the urban area of Santa Cruz do Sul municipality and studying at another urban school. This study used a qualitative approach to analyze the empirical object. The theoretical framework was composed of cultural studies together with studies related to territory, region and regional development. The diversity of identities, from various cultural backgrounds of the two groups of young people interviewed, showed that each group brings perceptions from the territorial space where they live, captured by the photographs and interviews, illustrating specific aspects of the urban and rural areas. The analysis of the results suggests that young people perceive their space from their daily experiences. The young urban residents take into account images that distinctively reflect cultural, historical and touristic aspects. Images that represent an interest in economic, social and ecological aspects are more prominent in the group of young people from the rural area.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Fotografia
Cultura - Estudo e ensino
Identidade social
Pardo, Rio, Vale (RS)
Orientador(es): Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisangela Rudiger Johann.pdf3.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons