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http://hdl.handle.net/11624/1135
Autor(es): | Kleinert, Thaís Radünz |
Título: | Percepção e expectativa dos usuários quanto aos sistemas de cobrança de pedágio no RS. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | O Governo Estadual do Rio Grande do Sul criou no ano de 2012, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a qual a partir de 2013 torna-se responsável pela gestão das rodovias estaduais pedagiadas do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o presente trabalho aborda dois sistemas de cobrança de pedágio existentes no Estado, compreendendo o privado que foi implementado há 15 anos e o que está sendo implantado através do fim da vigência das concessionárias privadas estaduais. Foram coletados dados em relação a cada sistema visando à exemplificação para os usuários destas rodovias, a fim desses opinarem a respeito do assunto. Para entender a percepção e a expectativa dos usuários nesta fase de transição entre os dois sistemas aplicou-se um questionário com perguntas relacionadas ao tema. A partir dos dados coletados, foi possível realizar uma análise descritiva e inferências estatísticas do perfil dos usuários de rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul. Os resultados possibilitaram concluir que a técnica adotada para a aplicação de questionários foi satisfatória para atingir os objetivos do trabalho apresentado. Foi possível constatar que o preço da tarifa não é o fator mais determinante para a não aceitação do modelo de concessões às empresas privadas, mas sim que o usuário esperava um maior investimento nas rodovias pedagiadas. Identificou-se que as principais prioridades dos entrevistados em relação às rodovias pedagiadas são referentes às condições do pavimento, sinalização das rodovias e segurança das rodovias. Quanto às expectativas dos usuários entrevistados, verificou-se que a maior parte tem a redução da tarifa de pedágio como maior atribuição da criação da EGR. Ainda, acham que as condições gerais das rodovias pedagiadas vão piorar em relação ao estado atual após a efetivação da EGR como gerenciadora das mesmas. Essa linha de pensamento, aparentemente, fez os usuários entenderem que a melhor opção seria manter as empresas concessionárias privadas como responsáveis pela gerência dos polos rodoviários, porém com revisão dos contratos e das tarifas de pedágio. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Engenharia Civil |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Pedágio de rodovias - Rio Grande do Sul Opinião pública - Pesquisa |
Orientador(es): | Mattos, João Rodrigo Guerreiro |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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