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http://hdl.handle.net/11624/1135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Kleinert, Thaís Radünz | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Percepção e expectativa dos usuários quanto aos sistemas de cobrança de pedágio no RS. | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Mattos, João Rodrigo Guerreiro | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Pedágio de rodovias - Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject.other | Opinião pública - Pesquisa | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1135 | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-09T16:03:32Z | - |
dc.date.available | 2016-08-09T16:03:32Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O Governo Estadual do Rio Grande do Sul criou no ano de 2012, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a qual a partir de 2013 torna-se responsável pela gestão das rodovias estaduais pedagiadas do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o presente trabalho aborda dois sistemas de cobrança de pedágio existentes no Estado, compreendendo o privado que foi implementado há 15 anos e o que está sendo implantado através do fim da vigência das concessionárias privadas estaduais. Foram coletados dados em relação a cada sistema visando à exemplificação para os usuários destas rodovias, a fim desses opinarem a respeito do assunto. Para entender a percepção e a expectativa dos usuários nesta fase de transição entre os dois sistemas aplicou-se um questionário com perguntas relacionadas ao tema. A partir dos dados coletados, foi possível realizar uma análise descritiva e inferências estatísticas do perfil dos usuários de rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul. Os resultados possibilitaram concluir que a técnica adotada para a aplicação de questionários foi satisfatória para atingir os objetivos do trabalho apresentado. Foi possível constatar que o preço da tarifa não é o fator mais determinante para a não aceitação do modelo de concessões às empresas privadas, mas sim que o usuário esperava um maior investimento nas rodovias pedagiadas. Identificou-se que as principais prioridades dos entrevistados em relação às rodovias pedagiadas são referentes às condições do pavimento, sinalização das rodovias e segurança das rodovias. Quanto às expectativas dos usuários entrevistados, verificou-se que a maior parte tem a redução da tarifa de pedágio como maior atribuição da criação da EGR. Ainda, acham que as condições gerais das rodovias pedagiadas vão piorar em relação ao estado atual após a efetivação da EGR como gerenciadora das mesmas. Essa linha de pensamento, aparentemente, fez os usuários entenderem que a melhor opção seria manter as empresas concessionárias privadas como responsáveis pela gerência dos polos rodoviários, porém com revisão dos contratos e das tarifas de pedágio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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