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dc.contributor.authorHuber, Aline-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise e avaliação da qualidade de serviço, infraestrutura e impactos ambientais do porto fluvial de Estrela/RS.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchmitz, Anelise-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherPortos - Estrela (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1140-
dc.date.accessioned2016-08-09T20:13:33Z-
dc.date.available2016-08-09T20:13:33Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoUm sistema de transporte eficiente é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. No Brasil existe uma clara inclinação à utilização do modal rodoviário em detrimento dos demais para o transporte de cargas. O modal hidroviário interior, entretanto, apresenta algumas vantagens sobre os demais modais, tais como: menor impacto ambiental, menor custo de frete, menor peso morto por tonelada movimentada, menor custo de manutenção de vias e veículos e maior segurança, porém, este modal não recebe investimentos e incentivos adequados para sua plena funcionalidade. Dentro desta realidade está o Porto Fluvial de Estrela, que possui grande potencial de uso, mas uma estrutura subutilizada. O presente trabalho reuniu através de questionários aplicados a autoridades, armadores e usuários, visitas técnicas ao porto e informações coletadas com a administração portuária, diversos motivos responsáveis por esta subutilização. Também foram obtidos dados referentes a áreas prioritárias de investimentos, características da estrutura do Porto Fluvial de Estrela e impactos ambientais. Os resultados demonstram que a diminuição das movimentações ao longos dos anos esteve ligada tanto à fatores internos como à fatores externos. Os itens relacionados às condições da infraestrutura do Porto Fluvial de Estrela e da hidrovia são considerados internos. Neste sentido os problemas de dragagem e navegabilidade na hidrovia, acrescentados à dificuldade de manutenção de rotas fixas de transporte e comodidade da utilização do modal rodoviário foram responsáveis pela diminuição da confiabilidade dos empresários no modal hidroviário interior e consequente redução de clientes e cargas a transportar. Como fatores externos aponta-se a política pública de transportes do país como deficitária de investimentos e incentivos ao modal hidroviário interior. Da mesma maneira, a mudança de foco de culturas agrícolas também afetou as movimentações do porto, sendo que as principais commodities produzidas no país hoje possuem centros de produção afastados do terminal hidroviário de Estrela, dificultando a utilização do mesmo. Pode-se concluir que a infraestrutura física do porto encontra-se em plenas condições de operação e que alavancar as atividades depende de incentivos e investimentos públicos, pois os acréscimos e diminuições da movimentação do Porto Fluvial de Estrela estiveram diretamente ligados às políticas adotadas tanto para a área de transporte como para a agricultura, visto que a carga principal do Porto de Estrela sempre foram os granéis sólidos, destacando-se os grãos.pt_BR
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