Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1148
Autor(es): Carazzo, Izabel Cortes
Título: Análise teórica e experimental de ligações soldadas em barras de aço de concreto armado.
Data do documento: 2015
Resumo: O aço é uma das partes fundamentais na execução de obras, pois ele suporta os esforços de tração aplicados nas peças. Porém, os aços fabricados para construção possuem um limite de comprimento para comercialização, desta forma, na execução dos projetos de engenharia é indispensável a emenda de barras de aço. Desta forma, para a diminuição de tempo de execução, ajustes em esperas de aço e reparos com difícil acesso, a emenda com solda mostra-se a melhor opção entre as outras citadas nas normas vigentes. Neste trabalho são analisadas o cálculo e a execução das emendas soldadas por traspasse, segundo as normas vigentes e bibliografia técnica reconhecida, comparando os resultados teóricos com os experimentais, para poder estabelecer qual a melhor variação da emenda com solda pode ser usada para simplificar os problemas encontrados na obra. No presente estudo, são testadas barras de diferentes diâmetros, primeiramente sem emenda, que serão submetidas ao ensaio de tração, e posteriormente, amostras destas mesmas barras serão emendadas com solda por traspasse conforme proposto pela NBR 6118:2014, e serão feitas outras amostras com diferentes variações de comprimento no filete de solda. Após a realização dos ensaios de tração nas amostras, os resultados são analisados teoricamente, e comparados com o ensaio da barra sem emenda, além de comparados aos resultados teóricos fundamentados nos modelos de cálculo da mecânica dos materiais. Ao final do estudo são apresentadas conclusões sobre as características das emendas soldadas para os diferentes comprimentos de solda testados e são definidas quais variações de comprimento são possíveis para serem aplicadas em estruturas de concreto armado,sem prejudicar as características dos materiais e garantindo que seja alcançada a resistência necessária de acordo com a capacidade de carga da barra de aço emendada e assim, estabelecer um procedimento mais simplificado possível que facilite a resolução de problemas nas obras com mais agilidade e economia.
Resumo em outro idioma: The steel is one of the main parts in the execution of works, because it supports the traction efforts applied on the pieces. However, the manufactured steels for construction have a limit of length for marketing; so, in the execution of engineering projects is essential the seam of steel bars. In this way, to decrease the execution period, in case of adjustments in steel structures and repairs with difficult access, the welded seam seems to be the best option among the others quoted in the current norms. In this work, were analyzed the calculation and the execution of welded seams by crossover, according to the current norms and well-known technical biography, comparing the theoretical results with the experimental, for establishing which is the best variation of welded seam that can be used to simplify the problems that were found in the construction work. In the present study, it was tested stickshaped of different diameters, at first without seam, which were submitted for a traction trial, and after, samples of the same stick-shaped were amended with weld by crossover, as proposed by NBR 6118:2014 , and it was done another samples with different varieties of length in the welding thread. After the realization of the traction trial in the samples, the results were analyzed and compared with the stickshaped trial without seam, besides compared on theoretical results funded of calculation model of mechanics of materials. At the end of the study, it was presented conclusions about the characteristics of the welded seams for the different length of weld tested and it was defined which varieties of length are possible to be applied in reinforced concrete structures, without damage the characteristics of the materials and ensuring that the enough resistance be reached according to the capacity of the steel bar’s load amended and in this way, establish a more simplified possible procedure that ease up the problems resolution in construction works with more agility and economy.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Engenharia Civil
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Barras de aço
Concreto armado
Trabalhos em metal
Soldagem
Ligas (Metalurgia)
Ligas de aço
Orientador(es): Donin, Christian
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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