Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Luiz Fernando Altermann de-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo de traço de concreto permeável de cimento Portland.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMattos, João Rodrigo Guerreiro-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCimento Portland - Análisept_BR
dc.subject.otherConcretopt_BR
dc.subject.otherResistência de materiaispt_BR
dc.subject.otherMateriais de construçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1149-
dc.date.accessioned2016-08-10T17:20:48Z-
dc.date.available2016-08-10T17:20:48Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo a disseminação de técnicas de concepção e construção de concreto permeável de cimento Portland. Assim, com a escassez de pesquisas em âmbito nacional, se fez necessário aprofundar melhor os conceitos envolvidos sobre o assunto. Com isso, iniciou-se a busca por um traço de concreto permeável de cimento Portland que atendesse aos requisitos mínimos dispostos na NBR 16416 - Pavimentos Permeáveis de Concreto - Requisitos e Procedimentos. Dessa forma, realizaram-se ensaios laboratoriais com a utilização de quatro traços e dois métodos de compactação para verificar as seguintes características: resistência à compressão simples, resistência à tração na compressão diametral, índice de vazios e permeabilidade. Para a realização dos ensaios foram moldados um total de 72 corpos de prova cilíndricos de 10 cm x 20 cm e 4 placas de concreto de 50 cm x 50 cm x 10 cm. Os resultados obtidos tiveram grande variação entre os traços estudados. O ensaio de permeabilidade foi feito nas placas e os resultados foram variados em relação aos traços, sendo que as placas não compactadas tiveram maior vazão em relação à placa compactada, como era de se esperar. O melhor traço caracterizado pelos ensaios mecânicos foi o compactado com soquete, que também apresentou bom desempenho no ensaio de permeabilidade. Chegou-se, então, à conclusão que o mesmo pode ser usado para o tráfego de pedestres, desde que seja moldado no local e respeitado todos os processos necessários.pt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Fernando Altermann de Castro.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons