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http://hdl.handle.net/11624/1159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Seibt, Patrick Ismael | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de modelos para previsão de temperaturas em pavimentos flexíveis no município de Venâncio-Aires. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Mattos, João Rodrigo Guerreiro | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Climatologia - Venâncio Aires (RS) | pt_BR |
dc.subject.other | Pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject.other | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.subject.other | Calor - Transmissão | pt_BR |
dc.subject.other | Pavimentos - Temperatura - Modelos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1159 | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-12T12:59:44Z | - |
dc.date.available | 2016-08-12T12:59:44Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Os pavimentos flexíveis no Brasil são dimensionados através de métodos no quais não se considera uma importante característica atuante sobre o pavimento constantemente após a sua execução: as condições climáticas da região onde será o mesmo executado. Sabe-se que a performance de um pavimento flexível asfáltico é decorrente das características e composição de suas camadas estruturais, das cargas de tráfego que atuaram sobre ele, dos processos que serão utilizados para realizar as devidas manutenções futuras na sua superfície, com a finalidade manter a sua devida serventia. Neste trabalho, elaborou-se modelos com a finalidade de prever a temperatura de pavimentos flexíveis de revestimento asfáltico no município de Venâncio Aires, localizado no estado do Rio Grande do Sul com um clima temperado subtropical, através do levantamento de dados das temperaturas do ar, da superfície do pavimento e nas profundidades de 1 cm, 3 cm, 5 cm e 7 cm do revestimento, sendo estes coletados, em dois pontos: um exposto ao sol e o outro na sombra. Confeccionaram-se modelos correlacionando à temperatura do ar com a temperatura das profundidades analisadas e a temperatura na superfície do pavimento com a temperatura das profundidades do revestimento asfáltico (para poder-se levar em consideração a irradiação solar atuando sobre o pavimento). Em seguida com os modelos gerados, compararam-se os mesmos com os da literatura existente, para fins de aplicabilidade deles na região, mais especificamente no neste caso. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, pode-se constatar a que é de grande relevância ter-se o conhecimento da correlação da temperatura do ar com a temperatura superficial e interior dos pavimentos asfálticos para fins de dimensiona-los e para utilizar tal informação em levantamentos deflectométricos. Mas temos que lembrar, de que quando se refere à previsão de temperatura em pavimentos por meio de modelos, estes sempre resultaram em equações diferentes as já existentes, pois mesmo analisando várias regiões que estão inseridas no mesmo clima, elas e seus métodos apresentaram características ímpares uma das outras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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