Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1162
Autor(es): Souza, Alexandre Kirst de
Título: A influência da narrativa de Lost para a indústria cultural na era da convergência.
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho aborda a influência da narrativa da série televisa Lost para a indústria cultural na era da convergência. Procuramos entender o sucesso da série por meio da história contada na televisão e, também, como Lost transformouse em um universo considerado exemplo de narrativa transmídia e engajamento de fãs. Para tanto, apresentamos um estudo sobre a teoria narrativa e alguns de seus principais elementos, sendo estes personagem, enredo, tempo e espaço. Além disso, estudamos o esquematismo, a reprodutibilidade das obras artísticas e a busca pelo entretenimento da indústria cultural. Traçamos um paralelo entre a sociedade em rede, com suas comunidades virtuais, e o advento da cultura da convergência e a era transmidiática. Através da análise de narrativa audiovisual seriada e análise semiótica, relacionamos os aspectos teóricos de narrativa, indústria cultural e era da convergência com a história de Lost exibida na televisão e expandida para diversas outras mídias.
Resumo em outro idioma: This work treats the influence of Lost’s narrative to the culture industry in the convergence era. We seek to understand the success of the show through the story broadcasted on television and also how Lost turned into an universe considered example of transmedia narrative and fan engagement. Therefore, we present studies about narrative theory and some elements, as character, plot, time and space. Besides, we study schematism, reproducibility of the art and the culture industry's entertainment. We draw a parallel between network society, with their virtual communities, and the advent of convergence culture and transmedia era. Through narrative’s audiovisual analysis and semiotics analysis we list narrative’s theoretical aspects, culture industry and convergence era with the Lost story broadcasted on television and expanded to many other medias.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Lost (Programa de televisão)
Indústria cultural
Narrativa (Retórica)
Convergência (Telecomunicação)
Orientador(es): Guimarães, Rafael
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Kirst de Souza.pdf417.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons