Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1175
Autor(es): Prade, Renan
Título: Influência do lastro líquido e da pressão interna dos pneus na relação cinemática de um trator.
Data do documento: 2015
Resumo: Uma das principais fontes de potência e de trabalho no meio rural é o trator agrícola. A correta utilização, tipo construtivo de pneus e sua pressão interna, lastragem e velocidade de deslocamento são fatores que interferem significativamente no seu desempenho e capacidade de tração. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a relação cinemática de um trator agrícola 4x2 equipado com tração dianteira auxiliar (TDA), variando a pressão interna dos pneus em três condições (24, 18 e 12 psi) e a quantidade de lastro líquido em três níveis (75, 50 e 25% do volume interno dos pneus preenchido com água). Os testes foram realizados em pista asfáltica, a fim de padronizar todos os ensaios. Após colhidos e analisados, foram encontrados os seguintes resultados: a pressão interna e a distribuição de lastro exerceram influência significativa na relação cinemática, apresentando tendência de diminuição quando os valores de pressão interna e lastragem também eram diminuídos. A interação entre esses dois fatores também alterou significativamente a relação cinemática, apresentando a melhor condição para a situação de 75% de lastro líquido nos pneus traseiros e dianteiros, com pressão interna de 18 psi, com o valor de 1.0018, e a pior condição para a configuração de 50% de lastro líquido nos pneus dianteiros e traseiros e pressão interna de 12 psi, com o valor de 0.9924.
Resumo em outro idioma: A major source of power and work in rural areas is the agricultural tractor. The proper use and tires, both its constructive type and its internal pressure are factors that significantly affect their performance, and other factors such as ballasting and forward speed change their traction capacity. This study aims to evaluate the kinematics relationship of a 4x2 tractor equipped with front wheel assist (FWA), varying the internal pressure of the tires on three conditions (24 psi, 18 psi and 12 psi) and the amount of liquid ballast in three levels (75%, 50% and 25% of the internal volume of the tire filled with water). The tests were performed on the asphalt track in order to standardize all tests. Once collected and analyzed, the following results were found: the internal pressure and ballast distribution exerted significant influence on the cinematic relationship, showing downward trend when the internal pressure and ballast were also diminished. The interaction between these two factors also significantly alter the kinematics relationship, presenting the best condition for the situation of 75% of liquid ballast in the front and rear tires, with internal pressure of 18 psi, with a value of 1.0018, and the worst condition setting up 50% of liquid ballast in the front and rear tires and internal pressure of 12 psi, with a value of 0.9924.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Engenharia Agrícola
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Cinemática
Máquinas agrícolas
Tratores agrícolas
Orientador(es): Franck, Cristian Josue
Coorientador(es): Francetto, Tiago Rodrigo
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

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