Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1178
Autor(es): Fuelber, Adryan Mayusa
Título: Comunicação pública e democracia digital : análise da fanpage da prefeitura de Curitiba.
Data do documento: 2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal a busca por compreender se a fanpage da Prefeitura de Curitiba, na rede social Facebook, adota pressupostos de comunicação pública e democracia digital na sua comunicação. Como objetivos específicos pretende-se: identificar quais são as temáticas das postagens e como elas são abordadas; verificar se as postagens seguem os pressupostos de comunicação pública e democracia digital; além de categorizá-las e analisar qual categoria possui o maior número de postagens. A problemática consiste em identificar quais são as temáticas tratadas nas publicações e de que maneira isso ocorre, para analisar se a comunicação adota pressupostos de comunicação pública e democracia digital. A monografia divide-se em quatro capítulos: no primeiro, estudamos os conceitos centrais de comunicação pública e cidadania, os quais nos referenciamos em Jorge Duarte (2007a; 2007b), Elisabeth Brandão (2007), e Maria Helena Weber (2007). No segundo, abordamos o conceito de: democracia; déficit do sistema político; democracia digital; redes sociais; Facebook e o uso político das redes sociais; nos referenciamos em Norberto Bobbio (1997), Wilson Gomes (2005a, 2005b), Sivaldo Silva (2009) e Raquel Recuero (2009). No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada para a concretização do presente estudo. No quarto capítulo, apresentamos a cidade de Curitiba e sua fanpage, além da análise da presente pesquisa. Para a consecução dos objetivos, a metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória, entrevista em profundidade e análise de conteúdo. A entrevista em profundidade realizada com a analista de conteúdo para mídias sociais da Prefeitura de Curitiba serviu para complementar e confrontar os dados reunidos junto à fanpage. Foram analisadas 79 publicações da fanpage, publicadas de 22 a 31 de maio de 2016, e foi possível perceber que ela busca mais informar e entreter os cidadãos do que despertar o interesse e viabilizar a participação civil acerca de temas políticos, adotando pressupostos de comunicação pública e democracia digital como a disponibilização de informações e falhando em outros, como a promoção de debates públicos e a disponibilização de ferramentas para a aferição de contas do governo.
Resumo em outro idioma: This study aims to search for understanding the fanpage of Curitiba, in the social network Facebook, adopts public communication assumptions and digital democracy in its communication. The specific objectives are intended to: identify which are the themes of the posts and how they are addressed; check posts follow the public communication assumptions and digital democracy; in addition to categorize them and analyze which category has the largest number of threads. The problem is to identify what are the themes treated in the publications and how this is to analyze the communication of public communication adopts assumptions and digital democracy. The monograph is divided into four chapters: in the first study the core concepts of public communication and citizenship, which we reference in the Jorge Duarte (2007a; 2007b), Elisabeth Brandão (2007) and Maria Helena Weber (2007). In the second, we approached the concept: democracy; deficit of the political system; digital democracy; social networks; Facebook and the political use of social networks; we referred in Norberto Bobbio (1997), Wilson Gomes (2005a, 2005b), Sivaldo Silva (2009) and Rachel Recuero (2009). In the third chapter, we present the methodology used for the realization of this study. In the fourth chapter, we present the city of Curitiba and its fanpage, besides the analysis of this research. To achieve the objectives, methodology consisted of bibliographic research, exploratory research, in-depth interviews and content analysis. The in-depth interview conducted with the content analyst for social media of Curitiba served to complement and confront the data gathered by the fanpage. They analyzed 79 publications fanpage, published 22-31 May, 2016, and it was revealed that it seeks more to inform and entertain the citizens of that spark interest and facilitate citizen participation about political issues, adopting public communication assumptions and digital democracy as the availability of information and failing in others, such as the promotion of public debates and the provision of tools for the measurement of government accounts.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Comunicação na administração pública - Curitiba (PR)
Redes sociais online
Facebook (Rede social online)
Mídia digital
Orientador(es): Kegler, Bruno
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