Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1204
Autor(es): Jaeger, Luciana
Título: Comportamento do consumidor de produtos orgânicos da Ecovale.
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar o comportamento do consumidor de produtos orgânicos, particularmente da ECOVALE em Santa Cruz do Sul e compará-lo ao da FAE (Feira dos Agricultores Ecologistas) em Porto Alegre, ambas cidades gaúchas. Analisa-se a motivação para a compra, a opinião dos consumidores quanto aos preços praticados, à diversidade e regularidade de oferta dos produtos, suas impressões quanto à divulgação, os limitantes ao consumo e relaciona-se essas questões com o perfil dos consumidores. O crescimento do mercado de produtos orgânicos tem se mostrado uma tendência mundial. O Brasil, apesar de ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo (cabe a cada brasileiro incríveis 5,2 litros anuais) é também o quarto no ranking de mercado mundial de produtos saudáveis. O presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira etapa foi qualitativa, através de entrevista semiestruturada com o coordenador da ECOVALE, quando se buscou melhor visão do contexto do estudo. Já a pesquisa quantitativa, com os consumidores acima qualificados, buscou identificar e caracterizar esse nicho específico de consumidor. O instrumento de coleta de informações foi um questionário composto por 25 perguntas. Optou-se pela técnica de coleta de dados do tipo survey, de caráter descritivo, com utilização de questionário estruturado aplicado convenientemente nos consumidores abordados em ambas as feiras. Definiu-se aplicar o questionário em uma amostra de 50 pessoas em cada feira. Pela análise dos resultados ficou evidenciado que a maioria dos consumidores é do sexo feminino, está na faixa etária dos 41 a 50 anos, são casados, com elevado nível de instrução, com renda familiar entre quatro e dez salários mínimos. No geral, pode-se concluir que existe um mercado promissor para os produtos orgânicos.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Comportamento do consumidor
Produtos naturais
Motivação (Psicologia)
Produtos químicos agrícolas
Orientador(es): Santos, Mirela Jeffman dos
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Jaeger.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons