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dc.contributor.authorJaeger, Luciana-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleComportamento do consumidor de produtos orgânicos da Ecovale.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Mirela Jeffman dos-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherProdutos naturaispt_BR
dc.subject.otherMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherProdutos químicos agrícolaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1204-
dc.date.accessioned2016-08-30T11:31:57Z-
dc.date.available2016-08-30T11:31:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar o comportamento do consumidor de produtos orgânicos, particularmente da ECOVALE em Santa Cruz do Sul e compará-lo ao da FAE (Feira dos Agricultores Ecologistas) em Porto Alegre, ambas cidades gaúchas. Analisa-se a motivação para a compra, a opinião dos consumidores quanto aos preços praticados, à diversidade e regularidade de oferta dos produtos, suas impressões quanto à divulgação, os limitantes ao consumo e relaciona-se essas questões com o perfil dos consumidores. O crescimento do mercado de produtos orgânicos tem se mostrado uma tendência mundial. O Brasil, apesar de ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo (cabe a cada brasileiro incríveis 5,2 litros anuais) é também o quarto no ranking de mercado mundial de produtos saudáveis. O presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira etapa foi qualitativa, através de entrevista semiestruturada com o coordenador da ECOVALE, quando se buscou melhor visão do contexto do estudo. Já a pesquisa quantitativa, com os consumidores acima qualificados, buscou identificar e caracterizar esse nicho específico de consumidor. O instrumento de coleta de informações foi um questionário composto por 25 perguntas. Optou-se pela técnica de coleta de dados do tipo survey, de caráter descritivo, com utilização de questionário estruturado aplicado convenientemente nos consumidores abordados em ambas as feiras. Definiu-se aplicar o questionário em uma amostra de 50 pessoas em cada feira. Pela análise dos resultados ficou evidenciado que a maioria dos consumidores é do sexo feminino, está na faixa etária dos 41 a 50 anos, são casados, com elevado nível de instrução, com renda familiar entre quatro e dez salários mínimos. No geral, pode-se concluir que existe um mercado promissor para os produtos orgânicos.pt_BR
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