Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1205
Autor(es): Nascente, Dionatan Noronha
Título: Mapeamento dos processos de controle de manutenções preventivas dos equipamentos de impressão da empresa Techdec Informática LTDA. em Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2016
Resumo: Em um mercado competitivo e em constante evolução, como é o da Tecnologia da Informação (TI), estar atento e preparado para as evoluções é crucial para a sobrevivência da empresa. Conforme Jamil (2001), nos negócios que envolvem tecnologia, os ciclos de produtos e segmentos são muito ágeis, rápidos e demandam tomadas de decisões definidas e com velocidade. Distâncias geográficas já não são mais empecilhos para a manutenção de informações gerenciais entre diferentes áreas da empresa, mesmo que funcionem em diferentes cidades. Porém, é necessário que a empresa possua alguma ferramenta de gestão trabalhando de maneira sincronizada, ou seja, um sistema de informação funcional e que mantenha um banco de dados fiel às realidades apresentadas no momento da consulta, seja ela onde for. Caso não haja um sistema similar, ou até mesmo uma outra ferramenta, que compile esses dados de modo que possa gerar informações precisas sobre o assunto em questão, a empresa pode vir a ter problemas gerenciais. Neste contexto, surge a necessidade de mapear os processos empresariais para verificar a possibilidade de implantação de um sistema de informações que conecte as áreas, dando um aporte mais preciso a tomada de decisões gerenciais nos mais diversos âmbitos da empresa. A implantação de um sistema de informações visa assim, gerar uma maior confiabilidade e agilidade nas decisões do dia a dia e também qualificar a gestão destes processos. Segundo Paim (2009), a gestão de processos, quando bem exercida pelas organizações, traz para a empresa uma forma eficaz de promover integração, versatilidade e inovação, de forma a oferecer vantagem competitiva e consequentemente melhorias nos processos. Conforme Slack e Lewis (2009), muitas das melhorias nas operações são fruto de mudanças relativamente menores nos processos de operações. Cada vez que uma máquina é adaptada visando facilitar sua troca de maneira rápida ou que se adere a uma rotina de prevenção de falhas, a operação está passando por um processo de qualificação. Em certos casos as mudanças podem ser maiores como o aumento na capacidade produtiva, na rede de suprimentos ou na tecnologia do processo. O importante, é avaliar o grau de melhoria do processo, de maneira que se possa distinguir qual forma de tratamento deve-se utilizar para diferentes tipos de melhorias. No que tange à rotina de prevenção de falhas, Harding (1981), comenta que a estratégia de previsão requer que todas as possibilidades de defeitos devam ser examinadas. Quando ocorre uma parada inesperada de um equipamento, mesmo que por uma causa inicialmente pequena, essa poderá acarretar uma cadeia de falhas crescentes e desastrosas, neste caso, a prevenção requer que o problema original seja localizado e examinado. Ainda segundo o autor, a prevenção prega também a eliminação de todas possíveis falhas que possam vir a causar uma parada grave. Visando gerar uma maior confiabilidade e gerenciamento, o estudo proposto é uma análise dos processos organizacionais, especificamente sobre o sistema de controle de manutenção preventiva para equipamentos de impressão alocados na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC Por meio do problema da pesquisa busca-se, através da implementação do estudo, apresentar respostas e proposições possíveis ao monitoramento gerencial dos equipamentos de impressão. O desenvolvimento do trabalho tem por objetivo responder a seguinte pergunta: qual sistema de controle de manutenção preventiva a empresa pesquisada utiliza no gerenciamento dos seus equipamentos de impressão na cidade de Santa Cruz do Sul? A problemática, supracitada, é norteadora tanto dos objetivos do estudo quanto também embasa a aplicação da coleta de dados e os demais capítulos do trabalho. Com vistas a responder a problemática apresentada, será desenvolvido uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva em uma empresa gaúcha, situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e que atua na área de TI.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Controle de processo
Impressoras (Computadores) - Manutenção e reparos
Tecnologia da informação
Orientador(es): Dolci, Pietro Cunha
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dionatan Noronha Nascente.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons