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dc.contributor.authorRech, Fabiane-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleClima organizacional : uma pesquisa em uma organização hospitalar.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAlves, Luiz Alberto Morales-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherMotivação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherHospitais - Empregadospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1210-
dc.date.accessioned2016-08-30T13:43:28Z-
dc.date.available2016-08-30T13:43:28Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: o clima organizacional está diretamente relacionado aos aspectos positivos e negativos do ambiente de trabalho influenciando na qualidade do mesmo. Objetivo: o presente trabalho tem por finalidade analisar o clima organizacional do Hospital Beneficente Monte Alverne, situado no interior do município de Santa Cruz do Sul-RS, em relação aos principais fatores que determinam o clima do mesmo através da percepção dos seus colaboradores. Métodos: as informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, possibilitando conhecer o que já fora publicado sobre assuntos relacionados ao estudo, tais como: pessoas e organizações; administração e políticas de recursos humanos; comunicação; liderança; motivação; remuneração e benefícios; qualidade de vida no trabalho; trabalho em equipe; cultura; comportamento e clima organizacional. Realizou-se também pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa, coletando-se os dados junto aos colaboradores, quanto as suas percepções, através de questionário com perguntas fechadas. Resultados: as variáveis investigadas apontaram um clima com nível de satisfação acima da média em relação às variáveis pesquisadas na organização. Conclusões: os resultados apresentados levam a conclusão que se a organização deseja manter e aumentar sua produtividade e rentabilidade precisa atentar-se aos fatores com satisfação mais baixa, pois implicam na motivação dos trabalhadores, no aperfeiçoamento profissional e em soluções criativas e eficazes para a organização.pt_BR
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