Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1224
Autor(es): Sulzbacher, Chana Tischer
Título: "Síndrome do encaminhamento" : uma análise sobre as motivações dos encaminhamentos para atendimento psicológico de crianças dos anos iniciais da educação básica.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 1.469.364
Resumo: Com muita frequência, a escola e os educadores não conseguem dar conta das demandas e problemas existentes na sala de aula e necessitam de ajuda externa, recorrendo a especialistas, especialmente aos psicólogos com a genuína esperança de que o aluno superará as dificuldades constatadas como indisciplina, falta de limites, desmotivação, desinteresse, dificuldades de aprendizagem entre outras. Este artigo tem como foco principal refletir e verificar quais os principais motivos e queixas da escola que suscitam o encaminhamento psicológico de crianças que frequentam os anos iniciais da Educação Básica de uma escola particular de um município do Vale do Taquari e Rio Pardo. Pretende também analisar o perfil e as dificuldades apresentadas pelas crianças encaminhadas e refletir sobre a instituição escolar quanto às dificuldades encontradas no enfrentamento dos problemas apresentados. Para a coleta de dados desta investigação foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, através de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental em laudos produzidos pela instituição escolar. Todos os dados coletados e observados foram analisados de forma descritiva e qualitativa tendo presente a percepção subjetiva dos atores envolvidos na pesquisa à luz da fundamentação das concepções e conhecimentos obtidos a partir de pesquisa bibliográfica. As contribuições de autores como Abud e Romeu, Vasconcellos, Oliveira, Karnal, Souza, Vygotsky, Bock, Dumas entre outros foram relevantes para a reflexão sobre o tema. Família e escola são as principais instituições na formação do ser humano, mas muitas vezes se fragilizam, não atendem as demandas e tampouco encontram estratégias para fazer frente aos problemas e por isso recorrem a terceiros para resolvê-los, gerando uma verdadeira síndrome de encaminhamentos, muitos dos quais poderiam e deveriam ser resolvidos na própria instituição.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Psicologia da criança
Crianças com distúrbios de aprendizagem
Disciplina da criança
Psicologia educacional
Orientador(es): Silva, Roselaine Berenice Ferreira da
Aparece nas coleções:Psicologia

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