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dc.contributor.authorSulzbacher, Chana Tischer-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.title"Síndrome do encaminhamento" : uma análise sobre as motivações dos encaminhamentos para atendimento psicológico de crianças dos anos iniciais da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Roselaine Berenice Ferreira da-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPsicologia da criançapt_BR
dc.subject.otherCrianças com distúrbios de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherDisciplina da criançapt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1224-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:51:26Z-
dc.date.available2016-09-01T13:51:26Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoCom muita frequência, a escola e os educadores não conseguem dar conta das demandas e problemas existentes na sala de aula e necessitam de ajuda externa, recorrendo a especialistas, especialmente aos psicólogos com a genuína esperança de que o aluno superará as dificuldades constatadas como indisciplina, falta de limites, desmotivação, desinteresse, dificuldades de aprendizagem entre outras. Este artigo tem como foco principal refletir e verificar quais os principais motivos e queixas da escola que suscitam o encaminhamento psicológico de crianças que frequentam os anos iniciais da Educação Básica de uma escola particular de um município do Vale do Taquari e Rio Pardo. Pretende também analisar o perfil e as dificuldades apresentadas pelas crianças encaminhadas e refletir sobre a instituição escolar quanto às dificuldades encontradas no enfrentamento dos problemas apresentados. Para a coleta de dados desta investigação foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, através de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental em laudos produzidos pela instituição escolar. Todos os dados coletados e observados foram analisados de forma descritiva e qualitativa tendo presente a percepção subjetiva dos atores envolvidos na pesquisa à luz da fundamentação das concepções e conhecimentos obtidos a partir de pesquisa bibliográfica. As contribuições de autores como Abud e Romeu, Vasconcellos, Oliveira, Karnal, Souza, Vygotsky, Bock, Dumas entre outros foram relevantes para a reflexão sobre o tema. Família e escola são as principais instituições na formação do ser humano, mas muitas vezes se fragilizam, não atendem as demandas e tampouco encontram estratégias para fazer frente aos problemas e por isso recorrem a terceiros para resolvê-los, gerando uma verdadeira síndrome de encaminhamentos, muitos dos quais poderiam e deveriam ser resolvidos na própria instituição.pt_BR
dc.description.protocolo1.469.364pt_BR
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