Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sulzbacher, Chana Tischer | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | "Síndrome do encaminhamento" : uma análise sobre as motivações dos encaminhamentos para atendimento psicológico de crianças dos anos iniciais da educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Roselaine Berenice Ferreira da | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia da criança | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças com distúrbios de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Disciplina da criança | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1224 | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:51:26Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:51:26Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Com muita frequência, a escola e os educadores não conseguem dar conta das demandas e problemas existentes na sala de aula e necessitam de ajuda externa, recorrendo a especialistas, especialmente aos psicólogos com a genuína esperança de que o aluno superará as dificuldades constatadas como indisciplina, falta de limites, desmotivação, desinteresse, dificuldades de aprendizagem entre outras. Este artigo tem como foco principal refletir e verificar quais os principais motivos e queixas da escola que suscitam o encaminhamento psicológico de crianças que frequentam os anos iniciais da Educação Básica de uma escola particular de um município do Vale do Taquari e Rio Pardo. Pretende também analisar o perfil e as dificuldades apresentadas pelas crianças encaminhadas e refletir sobre a instituição escolar quanto às dificuldades encontradas no enfrentamento dos problemas apresentados. Para a coleta de dados desta investigação foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, através de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental em laudos produzidos pela instituição escolar. Todos os dados coletados e observados foram analisados de forma descritiva e qualitativa tendo presente a percepção subjetiva dos atores envolvidos na pesquisa à luz da fundamentação das concepções e conhecimentos obtidos a partir de pesquisa bibliográfica. As contribuições de autores como Abud e Romeu, Vasconcellos, Oliveira, Karnal, Souza, Vygotsky, Bock, Dumas entre outros foram relevantes para a reflexão sobre o tema. Família e escola são as principais instituições na formação do ser humano, mas muitas vezes se fragilizam, não atendem as demandas e tampouco encontram estratégias para fazer frente aos problemas e por isso recorrem a terceiros para resolvê-los, gerando uma verdadeira síndrome de encaminhamentos, muitos dos quais poderiam e deveriam ser resolvidos na própria instituição. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 1.469.364 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chana Tischer Sulzbacher.pdf | 417.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons