Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1230
Autor(es): Machado, Franciele Teixeira
Título: Relações entre trabalho, qualidade de vida e saúde dos docentes.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 1.378.450 - 21/12/2016
Resumo: A saúde do professor tem sido cada vez mais estudada, sendo que dentro do mundo do trabalho ainda mais exigências sobrecaem sobre este profissional. Por isso, o objetivo desta pesquisa é investigar como os professores de uma escola da rede Pública Estadual da cidade de Rio Pardo-RS, percebem sua qualidade de vida e quais os fatores que eles acreditam que influenciam na mesma. Juntamente a isso quais as reflexões que os professores têm em relação ao seu contexto de trabalho, sua qualidade de vida, e a influência deste em sua saúde. Deste modo, procurou-se mais informações a fim de compreender o cenário das práticas dos docentes e que já atuam a mais de dez anos nesta área. Participaram deste estudo 09 docentes, sendo este de natureza investigatória, qualitativa e quantitativa onde se utilizou para análise fenomenológica dos dados das entrevistas semiaberta, a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), tendo como base os fundamentos das Ciências e Terapias Cognitivas. Junto a isso, foi realizada a aplicação de dois instrumentos: ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e WHOQOL-breve que avalia qualidade de vida. Os resultados evidenciaram que a média de qualidade de vida da amostra ficou no intervalo entre 68-69%, sendo este um percentual significativo, levando em conta que os dados foram obtidos de maneira singular e dentro das percepções de cada entrevistada, junto a isso, esta amostra mostrou o quanto os docentes utilizam-se de recursos para lidar e enfrentar tensores do dia-dia. Com relação ao stress, dos nove participantes três não apresentaram stress, e seis apresentaram stress com a presença de sintomas físicos e psicológicos, sendo estes na fase de resistência, ou seja, quando ainda tentam lidar com as questões que de certa forma os desequilibram.
Resumo em outro idioma: The health of teachers has been more and more studied on account of the increasing demands of the working world overburden these professionals. The objective of this research is to investigate how teachers of a school in the city of Rio Pardo-RS perceive their quality of life and what factors they believe influence this. We also analyzed which thoughts teachers have in relation to their work environment, life quality and the influence of this on their health. In this context, we seek more information in order to understand the scenario of teaching practices who have been working for more than 10 year in this field. Nine teachers participated in this investigative, qualitative and quantitative study. The study used the phenomenological analysis of the data with semi-open interviews and the Bardin (1977) analysis of content based on the fundamentals of Cognitive Therapies and Sciences. The study also used the application of two instruments: Lipp's inventory of symptoms of stress for adults (ISSL) and WHO Quality of Life-BREF (WHOQOL-BREF) that evaluates life quality. The results showed that the sample quality of life was average in the range of 68-69%, which is a significant percentage, considering that the data was obtained in a singular way and within the perceptions of each person interviewed, along with it, this sample showed how teachers use resources to address and face daily stress. Regarding stress, three out of nine participants showed no stress, and six had stress with the presence of physical and psychological symptoms, which are in the resistant stage of stress, for instance, when they still try to deal with the issues that somehow unbalances them.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Professores - Saúde
Qualidade de vida
Saúde do trabalhador
Esgotamento profissional
Orientador(es): Machado, Simone da Silva
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franciele Teixeira Machado.pdf548.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons