Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1234
Autor(es): Líbio, Larissa
Título: Voltando para casa : a experiência do acolhimento institucional e os impactos na família.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 50943015.2.0000.5343 - 25/11/2015
Resumo: Compreende-se que é no espaço da família que subjetividades são construídas e reconstruídas. Reconhecida como principal rede de apoio, cuidado e proteção, a família ocupa um papel central na sociedade. Na impossibilidade deste sistema em assegurar tal cuidado, cabe ao Estado garanti-lo através da aplicação de medidas protetivas, como o Acolhimento Institucional. Por tratar-se de uma medida excepcional e provisória, tem-se como objetivo o retorno da criança ao lar frente a mudanças no contexto familiar que possibilitem sua adequada reinserção. Desta forma, este estudo teve como objetivo resgatar estas experiências familiares, buscando compreender os significados atribuídos pelas famílias que tiveram filhos institucionalizados acerca da experiência do Acolhimento Institucional e os impactos do retorno gerados neste contexto. A partir de um estudo qualitativo e com a utilização de entrevistas semiestruturadas, foram entrevistadas cinco famílias com histórico de acolhimento institucional de crianças que, após a medida, retornaram ao contexto de origem. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e, posteriormente, categorizados. Os resultados apontam que a experiência do acolhimento institucional foi retratada pelas famílias como positiva e como possibilidade de superação, uma vez que produziu uma conscientização acerca do desempenho dos papéis parentais. A reinserção familiar da criança foi percebida pelas famílias como um momento permeado por mudanças no sistema, refletidas, principalmente, nos relacionamentos entre os membros e com o filho reintegrado. Assim, a possibilidade de retorno da criança ao lar foi retratada como uma nova oportunidade para a família desempenhar seus papéis. Compreende-se a importância de novos estudos que considerem a implicação da família no contexto institucional.
Resumo em outro idioma: It is understood that it is in the family room which subjectivities are built and rebuilt. Recognized as primary network support, care and protection, the family occupies a central role in society. If this system can't ensure such care, is responsability of the State guarantee it through the application of protective measures, such as Institutional Care. As this is an exceptional and temporary measure, it has as objective the child's return home to face the changes in the family context that will enable their proper reintegration. Therefore, this study aimed to rescue these family experiences, trying to understand the meanings attributed by families who had institutionalized children about the experience of the Institutional Care and the impacts of return produced in this context. From a qualitative study and with the use of semi-structured interviews, were interviewed five families with Institutional Care history of children who, after the measure, returned to the original context. Data were analyzed from the content analysis proposed by Bardin and subsequently categorized. The results show that the Institutional Care experience was portrayed by families as positive and as a possibility of overcoming, once produced an awareness of the performance of parental roles. The child's family reinsertion was perceived by families as a time permeated by changes in the system, reflected mainly in the relationships between the members and the son reinserted. Thus, the possibility of returning the child to the home was portrayed as a new opportunity for the family to play their roles. It is understood the importance of further studies to consider the involvement of the family in the institutional context.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Criança Institucionalizada
Família
Acolhimento
Orientador(es): Zacharias, Dulce Grasel
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Libio.pdf585.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons