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http://hdl.handle.net/11624/1235
Autor(es): | Back, Letícia Aline |
Título: | Gênero, sexualidade e diversidade sexual : desafios e possibilidades para as políticas públicas de educação. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar as políticas públicas educacionais, no intuito de investigar as formas através das quais as discussões sobre diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual se apresentavam para o campo da educação, bem como se estas estavam atravessadas pela lógica heteronormativa e pelos discursos inclusivos. Os procedimentos investigativos pautaram-se na análise de documentos, mais especificamente o caderno Orientação Sexual, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1997) e o caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), intitulado Gênero e Diversidade Sexual: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (2007). Foram utilizados, para a análise, conceitos disparadores e norteadores das discussões que movimentaram a pesquisa, pautados dentro dos estudos feministas e com contribuições pós-estruturalistas, sendo eles: gênero, sexualidade e heteronormatividade. Concluiu-se que a temática está permeada pelas discussões do campo da saúde especialmente os discursos preventivistas, sinalizando que há pouca discussão em torno da diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, especialmente nos PCNs, evidenciando-se que a saúde e a lógica biologicista se apresentam como discursos dominantes. Além desses aspectos, há uma abertura e aproximação do campo das prerrogativas de uma Educação para Todos, calcando as discussões, no altruísmo e na inclusão, reforçando um processo de apaziguamento das diferenças. Nesse sentido, a perspectiva heteronormativa marca as diferentes práticas escolares, (re)produzindo padrões hegemônicos e aproximando aqueles que fogem das normativas estabelecidas das práticas inclusivas. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Psicologia |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Sexo (Psicologia) Identidade de gênero Sexualidade Educação sexual - Currículos |
Orientador(es): | Hillesheim, Betina |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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