Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1235
Autor(es): Back, Letícia Aline
Título: Gênero, sexualidade e diversidade sexual : desafios e possibilidades para as políticas públicas de educação.
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho buscou analisar as políticas públicas educacionais, no intuito de investigar as formas através das quais as discussões sobre diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual se apresentavam para o campo da educação, bem como se estas estavam atravessadas pela lógica heteronormativa e pelos discursos inclusivos. Os procedimentos investigativos pautaram-se na análise de documentos, mais especificamente o caderno Orientação Sexual, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1997) e o caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), intitulado Gênero e Diversidade Sexual: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (2007). Foram utilizados, para a análise, conceitos disparadores e norteadores das discussões que movimentaram a pesquisa, pautados dentro dos estudos feministas e com contribuições pós-estruturalistas, sendo eles: gênero, sexualidade e heteronormatividade. Concluiu-se que a temática está permeada pelas discussões do campo da saúde especialmente os discursos preventivistas, sinalizando que há pouca discussão em torno da diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, especialmente nos PCNs, evidenciando-se que a saúde e a lógica biologicista se apresentam como discursos dominantes. Além desses aspectos, há uma abertura e aproximação do campo das prerrogativas de uma Educação para Todos, calcando as discussões, no altruísmo e na inclusão, reforçando um processo de apaziguamento das diferenças. Nesse sentido, a perspectiva heteronormativa marca as diferentes práticas escolares, (re)produzindo padrões hegemônicos e aproximando aqueles que fogem das normativas estabelecidas das práticas inclusivas.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Sexo (Psicologia)
Identidade de gênero
Sexualidade
Educação sexual - Currículos
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Aline Back.pdf750.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons