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http://hdl.handle.net/11624/1235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Back, Letícia Aline | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Gênero, sexualidade e diversidade sexual : desafios e possibilidades para as políticas públicas de educação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Sexo (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sexual - Currículos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1235 | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T12:57:57Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T12:57:57Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou analisar as políticas públicas educacionais, no intuito de investigar as formas através das quais as discussões sobre diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual se apresentavam para o campo da educação, bem como se estas estavam atravessadas pela lógica heteronormativa e pelos discursos inclusivos. Os procedimentos investigativos pautaram-se na análise de documentos, mais especificamente o caderno Orientação Sexual, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1997) e o caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), intitulado Gênero e Diversidade Sexual: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (2007). Foram utilizados, para a análise, conceitos disparadores e norteadores das discussões que movimentaram a pesquisa, pautados dentro dos estudos feministas e com contribuições pós-estruturalistas, sendo eles: gênero, sexualidade e heteronormatividade. Concluiu-se que a temática está permeada pelas discussões do campo da saúde especialmente os discursos preventivistas, sinalizando que há pouca discussão em torno da diversidade sexual, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, especialmente nos PCNs, evidenciando-se que a saúde e a lógica biologicista se apresentam como discursos dominantes. Além desses aspectos, há uma abertura e aproximação do campo das prerrogativas de uma Educação para Todos, calcando as discussões, no altruísmo e na inclusão, reforçando um processo de apaziguamento das diferenças. Nesse sentido, a perspectiva heteronormativa marca as diferentes práticas escolares, (re)produzindo padrões hegemônicos e aproximando aqueles que fogem das normativas estabelecidas das práticas inclusivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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