Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trevisol, Patrícia | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A utilização das redes sociais online e o processo de constituição do adolescente : um olhar para o sujeito na era da cultura digital. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Romanini, Moises | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstract | With reference to the significant increase in Internet use in recent years, highlight the online social networks, currently the most widely used worldwide, mostly by teenagers. In this context, it has become compelling, the psychological and social point of view, to understand how teens relate to this tool and its perspective on it, as well as a possible constitution of teenagers from online social networks. Understanding adolescence as a time of life filled with great movements and transformations, we can see this as the most likely age group to the duality between the benefits and the consequences related to the use of social networks online for different purposes and, therefore, research it is the need for a specific look that understand the possible relationship between the subject of the constitution process in adolescence from the specifics of the era of digital culture. Faced with this scenario, they sought to possibilities to understand how teenagers are from their practices in online social networks and understand their positions against the use of them. This study used a qualitative research method, from the technique of focus groups, in which it adopts the use of field diary and thematic analysis of the constructed data. Participated in these focus thirteen teenagers groups, aged 14-17 years in a school in the interior of Rio Grande do Sul state. From the focus groups were addressed four categories encompassed adolescents in the context of online social networks. In the first category titled "Subject that is built in and through communication," a discussion of the main points that allow us to perceive the subject teenager in several facets that intertwine communication is performed. In the second category, "The construction of virtual subjects", it is an articulation of the common features between the ways of relating and living online. In the third category we discuss about building subject "dependent," noting in its aspects of a subject issues strongly linked to online social relations, through the excessive use of these devices. In the fourth category sought describe about "building a modern subject," by which I addressed issues of a modern subject, which is built by capitalists, egocentric, private and competitive influences. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Internet e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.other | Redes sociais online | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1239 | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T14:31:00Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T14:31:00Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo como referência o aumento significativo no uso da internet nos últimos anos, destaco as redes sociais online, sendo atualmente a mais utilizada em todo o mundo, majoritariamente por adolescentes. Neste contexto, tornou-se instigante, do ponto de vista psicológico e social, compreender de que modo os adolescentes se relacionam com esta ferramenta e suas perspectivas sobre ela, bem como uma possível constituição dos adolescentes a partir das redes sociais online. Compreendendo a adolescência enquanto um momento de vida repleto de grandes movimentos e transformações, percebe-se esta como a faixa etária mais suscetível à dualidade entre os benefícios e as consequências relacionadas ao uso de redes sociais online para diferentes fins e, desta forma, a pesquisa trata-se da necessidade de um olhar específico que compreenda as possíveis relações existentes entre o processo de constituição do sujeito na adolescência a partir das especificidades da era da cultura digital. Diante este cenário, buscaram-se possibilidades de compreender como os adolescentes se constituem a partir das suas práticas nas redes sociais online, bem como compreender seus posicionamentos frente ao uso das mesmas. Neste estudo foi utilizado o método de investigação qualitativo, a partir da técnica de grupos focais, na qual se adota o uso do diário de campo e análise temática dos dados construídos. Participaram destes grupos focais treze adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos em uma escola no interior do Estado do Rio Grande do Sul. A partir dos grupos focais realizados, foram abordadas quatro categorias que abarcaram os adolescentes no contexto das redes sociais online. Na primeira categoria intitulada de "Sujeito que se constrói na e através da comunicação", é realizada uma discussão sobre os principais pontos que nos permitem perceber o sujeito adolescente em várias facetas que entrelaçam a comunicação. Na segunda categoria, "A construção de sujeitos virtuais", faz-se uma articulação das características comuns entre as formas de se relacionar e de estar online. Na terceira categoria discorro sobre a construção de sujeitos "dependentes", observando em seus aspectos questões de um sujeito vinculado fortemente às relações sociais online, através do uso excessivo destes dispositivos. Na quarta categoria busquei descrever sobre "a construção de um sujeito moderno e globalizado", através da qual abordei questões de um sujeito moderno, que se constrói por influências capitalistas, egocêntricas, privativas e competitivas. | pt_BR |
dc.description.protocolo | CAAE nº51444015.9.0000.5343 - 19/12/2015 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Trevisol.pdf | 716.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons