Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBecker, Daiane Inês-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAs faces do duplo na obra dramática Vestido de noiva.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGuimarães, Rafael Eisinger-
dc.degree.departmentCurso de Letraspt_BR
dc.description.abstractThe year of 1943 marked the modern Brazilian drama by staging the psychological play Wedding gown, giving glory to its creator Nelson Rodrigues and offering innovation and vivacity that the Brazilian theatre lacked. Among the many readings that the play allows, we will discuss the drama under the theoretical perspective of double myth, which stitching the relationship between the characters and is manifested in many parts of the text. To accomplish this approach, we will present theories about the double, which are diverse and can expose a both positive and negative bias, both present in the play. This study will also focus the general and specific theatre’s characteristics as a genre and as a play, still making an overview of the history of Brazilian theater and the playwright's work that influenced widely.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRodrigues, Nelson, 1912-1980 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherRodrigues, Nelson, 1912-1980. Vestido de noiva - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subject.otherTeatro brasileiro - História e críticapt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura)pt_BR
dc.subject.otherInteração do duplo vínculo (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherMito na literaturapt_BR
dc.subject.otherDrama - Técnica - Históriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1244-
dc.date.accessioned2016-09-12T12:27:30Z-
dc.date.available2016-09-12T12:27:30Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO ano de 1943 marcou a dramaturgia brasileira moderna pela encenação da peça psicológica Vestido de noiva, proporcionando glória ao seu criador Nelson Rodrigues e oferecendo a inovação e a vivacidade de que o teatro brasileiro carecia. Dentre as muitas leituras que a peça permite, abordaremos o drama sob a perspectiva teórica do mito do duplo, que costura a relação entre as personagens e se manifesta em várias partes do texto. Para realizar essa abordagem, apresentaremos as teorias sobre o duplo, que são diversificadas e podem expor um viés tanto positivo quanto negativo, ambos presentes na peça. Esse estudo focalizará também as características gerais e específicas do teatro como gênero e como peça, fazendo ainda um apanhado sobre a história da dramaturgia brasileira e sobre a obra do dramaturgo que a influenciou amplamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiane Inês Becker.pdf591.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons